Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/15790
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Maia, Marcus Antônio Rezende | - |
dc.contributor.author | Silveira, Camila dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-13T18:43:15Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:42Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-17 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15790 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Línguística | pt_BR |
dc.subject | Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Línguas artificiais | pt_BR |
dc.title | As Colangs e sua contribuição linguística para a sala de aula | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5255639474753759 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Abreu, Katia Nazareth Moura de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7704205784835680 | pt_BR |
dc.description.resumo | As línguas artificiais, produtos intencionais, criadas especificamente para o ambiente fictício, com propósito de entretenimento, se popularizaram, conquistaram espaço e admiração do público. Deve-se aproveitar a condição de que este conteúdo possibilita o estudo linguístico do material em questão e a introdução em sala de aula, para produção, análise e formulação de hipóteses acerca do assunto. Para tal ação são sugeridas atividades nas quais os alunos fabriquem suas próprias conlangs com a finalidade de observar como a língua se comporta e como a percepção desses alunos pode ser mais abrangente quanto à linguística como ciência recorrendo a essa técnica. Inserir um método mais prático, interativo, com envolvimento total do aluno, utilizando as conlangs em ambiente educacional permite reflexão sobre o tema, pode oferecer um material concreto, além da parte teórica (abstrata) e demonstrar como uma língua funciona realmente. A metodologia de incluir o aluno no processo de criação ou modificação de uma língua artificial pode ser uma ferramenta eficaz para assimilação de um tópico linguístico, proporcionando comprometimento, pesquisa e hipóteses autorais para possíveis contratempos que surjam ao longo da atividade, além de estimular o aprendizado. A língua inventada pode atestar que vai além de um recurso inventivo, com proposta recreativa, pode ser um instrumento didático que agrega grande valor ao ambiente acadêmico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras - Árabe |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CSSilveira.pdf | 414.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.