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dc.contributor.advisorMaia, Marcus Antônio Rezende-
dc.contributor.authorSilveira, Camila dos Santos-
dc.date.accessioned2021-12-13T18:43:15Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:42Z-
dc.date.issued2021-11-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15790-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLínguísticapt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectLínguas artificiaispt_BR
dc.titleAs Colangs e sua contribuição linguística para a sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5255639474753759pt_BR
dc.contributor.referee1Abreu, Katia Nazareth Moura de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7704205784835680pt_BR
dc.description.resumoAs línguas artificiais, produtos intencionais, criadas especificamente para o ambiente fictício, com propósito de entretenimento, se popularizaram, conquistaram espaço e admiração do público. Deve-se aproveitar a condição de que este conteúdo possibilita o estudo linguístico do material em questão e a introdução em sala de aula, para produção, análise e formulação de hipóteses acerca do assunto. Para tal ação são sugeridas atividades nas quais os alunos fabriquem suas próprias conlangs com a finalidade de observar como a língua se comporta e como a percepção desses alunos pode ser mais abrangente quanto à linguística como ciência recorrendo a essa técnica. Inserir um método mais prático, interativo, com envolvimento total do aluno, utilizando as conlangs em ambiente educacional permite reflexão sobre o tema, pode oferecer um material concreto, além da parte teórica (abstrata) e demonstrar como uma língua funciona realmente. A metodologia de incluir o aluno no processo de criação ou modificação de uma língua artificial pode ser uma ferramenta eficaz para assimilação de um tópico linguístico, proporcionando comprometimento, pesquisa e hipóteses autorais para possíveis contratempos que surjam ao longo da atividade, além de estimular o aprendizado. A língua inventada pode atestar que vai além de um recurso inventivo, com proposta recreativa, pode ser um instrumento didático que agrega grande valor ao ambiente acadêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Árabe

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