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http://hdl.handle.net/11422/15808
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Costa, Robson Santos | - |
dc.contributor.author | Cosme, Wesley Pontes | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-16T12:43:57Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:42Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-02 | - |
dc.identifier.citation | COSME, Wesley Pontes. A atividade física como um instrumento auxiliar na saúde mental dos estudantes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 2021. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidade de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15808 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Atividade física | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Biblioteconomia | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.title | A atividade física como um instrumento auxiliar na saúde mental dos estudantes de biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7583404045542322 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Freitas, Danilo Pestana de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4252703972159866 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Senna, Ana | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8811350010905340 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa propõe apresentar a atividade física como um instrumento auxiliar na saúde mental dos estudantes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com a justificativa de disseminar os benefícios da atividade física à saúde mental dos estudantes do curso a partir de estudos que comprovem a eficácia do mesmo, uma vez que várias fontes mostram relação benéfica entre as duas questões abordadas. A atividade física é entendida como movimentos físicos que saiam do seu estado de repouso natural e estimulada da maneira adequada a mesma tem impactos diretos em indivíduos com algum sofrimento mental possibilitando reinserção social, disposição física, aumento de autoestima e podendo controlar os níveis de estresse em pessoas com ansiedade, já que indivíduos mais ativos apresentam menores taxas de depressão. O trabalho foi de caráter exploratória descritivo e teve como orientação a abordagem metodológica quantitativa elaborada a partir da aplicação de um questionário que teve como objetivo identificar se os estudantes sentem alguma fadiga mental excessiva após a entrada na universidade e a relação dos mesmos com a prática de atividade física. Apresenta como resultado que é maior o número de estudantes do curso que não praticam nenhum tipo de atividade física, e os mesmos alegam que a falta de tempo em decorrência da carga horária do dia a dia é o principal fator da não adesão a prática de atividade física. Para os estudantes que realizam alguma atividade física, os resultados apontam ampla satisfação e impactos positivos na saúde mental dos mesmos, com benefícios como: melhora na disposição do dia a dia, melhora no humor, autoestima e redução nos níveis de ansiedade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
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