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dc.contributor.advisorCosta, Robson Santos-
dc.contributor.authorCosme, Wesley Pontes-
dc.date.accessioned2021-12-16T12:43:57Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:42Z-
dc.date.issued2021-06-02-
dc.identifier.citationCOSME, Wesley Pontes. A atividade física como um instrumento auxiliar na saúde mental dos estudantes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 2021. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidade de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15808-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.titleA atividade física como um instrumento auxiliar na saúde mental dos estudantes de biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7583404045542322pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Danilo Pestana de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4252703972159866pt_BR
dc.contributor.referee2Senna, Ana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8811350010905340pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa propõe apresentar a atividade física como um instrumento auxiliar na saúde mental dos estudantes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com a justificativa de disseminar os benefícios da atividade física à saúde mental dos estudantes do curso a partir de estudos que comprovem a eficácia do mesmo, uma vez que várias fontes mostram relação benéfica entre as duas questões abordadas. A atividade física é entendida como movimentos físicos que saiam do seu estado de repouso natural e estimulada da maneira adequada a mesma tem impactos diretos em indivíduos com algum sofrimento mental possibilitando reinserção social, disposição física, aumento de autoestima e podendo controlar os níveis de estresse em pessoas com ansiedade, já que indivíduos mais ativos apresentam menores taxas de depressão. O trabalho foi de caráter exploratória descritivo e teve como orientação a abordagem metodológica quantitativa elaborada a partir da aplicação de um questionário que teve como objetivo identificar se os estudantes sentem alguma fadiga mental excessiva após a entrada na universidade e a relação dos mesmos com a prática de atividade física. Apresenta como resultado que é maior o número de estudantes do curso que não praticam nenhum tipo de atividade física, e os mesmos alegam que a falta de tempo em decorrência da carga horária do dia a dia é o principal fator da não adesão a prática de atividade física. Para os estudantes que realizam alguma atividade física, os resultados apontam ampla satisfação e impactos positivos na saúde mental dos mesmos, com benefícios como: melhora na disposição do dia a dia, melhora no humor, autoestima e redução nos níveis de ansiedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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