Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15812
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Percepção e educação ambiental na gestão de rios: (re)conexão entre o rio e sociedade na área de proteção ambiental - APA Macaé de Cima (RJ)
Author(s)/Inventor(s): Nogueira, Maria Cecília Henriques
Advisor: Marçal, Mônica dos Santos
Abstract: Os rios foram fundamentais para o surgimento de núcleos de povoamento ao longo do tempo e continuam extremamente importantes para a manutenção de modos de vida das pessoas. Eles se inserem na paisagem, tanto urbana como rural, e são uma referência para a população, que os tomam como símbolo, se tornando um “componente” importante da vida local. Esse trabalho destaca o papel dos moradores locais sobre os rios, a partir de seus diferentes modos de atuação e a relação que possuem com os órgãos de gestão hídrica local e o objetivo é compreender e analisar as relações, percepções e entendimento dos agentes em questão. A área de estudo se concentrou no alto curso do rio Macaé, que corresponde a unidade de conservação APA Macaé de Cima, entre as cidades de Lumiar e São Pedro da Serra. A metodologia foi baseada na aplicação de questionários semiestruturados para os agentes locais acerca da percepção ambiental sobre os rios e os órgãos de gestão locais. Os resultados obtidos dessa pesquisa mostraram o nítido distanciamento que os agentes possuem em relação ao rio. Sendo assim, a percepção ambiental e a educação ambiental podem atuar como ferramentas extremamente importantes para a gestão de rios, e consequentemente, esses três elementos integrados devem servir de instrumentos necessários para a (re)conexão da sociedade com os rios.
Keywords: Rios
Área de Proteção Ambiental Macaé de Cima (RJ)
Proteção ambiental
Participação social
Educação ambiental
Rivers
Environmental protection
Social participation
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOMORFOLOGIA
Production unit: Instituto de Geociências
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 23-Nov-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: NOGUEIRA, Maria Cecilia Henriques. Percepção e educação ambiental na gestão de rios: (re)conexão entre o rio e sociedade na área de proteção ambiental - APA Macaé de Cima (RJ). 2021. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MCHNogueira.pdf4.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.