Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15815
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Avaliação do estado da arte do reaproveitamento de rejeitos de barragens de processos de extração e beneficiamento de minério de ferro
Author(s)/Inventor(s): Barbutti, Daniel Silva
Advisor: Cunha, Armando Lucas Cherem da
Abstract: O minério de ferro tem papel fundamental na economia brasileira, sendo o Brasil o segundo maior produtor mundial do mesmo. A sua demanda, principalmente no comércio asiático, é contínua e necessária para a produção dos mais diversos produtos. A região do Quadrilátero Ferrífero, no Estado de Minas Gerais, é conhecida como uma das estruturas geológicas mais relevantes na mineração de minério de ferro no planeta. O processo extrativo e de beneficiação do minério de ferro gera uma quantidade de resíduos significativa, e quando líquidos, estes resíduos são armazenados em barragens construídas para conter o grande volume gerado, ocasionando em custos adicionais de logística para as empresas mineradoras e potenciais problemas ambientais em casos de acidente. O Brasil sofreu com diversos acidentes de rompimento de barragens ao longo dos anos, com dois acidentes recentes cobertos pela mídia nacional: o rompimento de uma barragem de minério de ferro localizada em Mariana, em 2015, e outra localizada em Brumadinho, em 2019, ambos municípios do Estado de Minas Gerais. O grande volume de rejeitos contidos nestas barragens atingiu milhares de hectares de florestas de vegetação de mata atlântica, cidades e rios, estes últimos levando os rejeitos a lugares ainda mais distantes da origem do acidente. Os danos ambientais tiveram uma extensão expressiva, causando também a perda de centenas de vidas humanas. Levando em conta a quantidade de barragens existentes no país, principalmente de rejeitos de minério de ferro, e a gravidade dos acidentes já ocorridos, o presente trabalho tem por objetivo mapear as últimas inovações tecnológicas presentes em artigos científicos que ilustrem métodos de reutilização dos rejeitos de barragens de minério de ferro localizadas no Brasil. Iniciou-se o estudo com uma revisão bibliográfica, de modo a haver uma melhor compreensão de sua composição e a necessidade do reuso destes rejeitos. Em seguida, realizou-se uma análise de artigos científicos em bases de artigos de alta relevância mundial, de modo a entender o nível de conhecimento atual de rotas tecnológicas alternativas que possam vir a ser viáveis economicamente para a reutilização dos rejeitos a médio e longo prazo. Com isso, foi possível perceber que há diversas oportunidades distintas de reutilização dos rejeitos de barragens de minério de ferro brasileiros, como aplicação dos mesmos na produção de tintas sustentáveis, ladrilhos cerâmicos, pavimentação urbana, preparação de argamassas, cimentos e concretos, além da síntese de catalisadores para tratamentos de efluentes, dentre outros. Por fim, foi possível apresentar a potencial capacidade de exploração destes rejeitos em diversas áreas distintas, com ênfase principalmente na indústria civil como agregado para cimentos, argamassas e concretos.
Keywords: Mineração
Minério de ferro
Reutilização de rejeitos
Tecnologias de reutilização
Subject CNPq: CNPQ::OUTROS::QUIMICA INDUSTRIAL
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 22-Oct-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BARBUTTI, Daniel Silva. Avaliação do Estado da Arte do Reaproveitamento de Rejeitos de Barragens de Processos de Extração e Beneficiamento de Minério de Ferro. 2021. 89 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Química Industrial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DSBarbutti.pdftrabalho final2.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.