Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15831
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Uso da bactéria Wolbachia pipientis (Hertig, 1936) no controle biológico do Aedes aegypti (Linnaeus, 1762) no controle da dengue no Brasil: uma revisão
Author(s)/Inventor(s): Silva, Pedro Mendes Rodrigues da
Advisor: Lima, Leonardo da Silva
Co-advisor: Espírito Santo, Alessandra do
Abstract: Este trabalho é uma revisão de literatura sobre o uso da bactéria Wolbachia pipientis no combate a doenças transmitidas por vetores, sendo a oportunidade aproveitada para divulgar a versão brasileira do Projeto Eliminar a Dengue, mostrando a sua dificuldade e urgência em se expandir visando o controle de doenças que reapareceram e estão se espalhando pelo Brasil. A bactéria Wolbachia pipientis, passou a ser mais conhecida em 2010 quando se iniciou a primeira versão deste projeto na Austrália. Foram extraídos da internet artigos científicos e monografias relevantes para a compreensão deste tema complexo. Foi escolhido o intervalo de tempo entre 2009 e 2017 tendo sido encontrado nesses três últimos anos justificativas de que a Wolbachia pipientis esta tendo resultados positivos no controle de doenças e que é capaz de, a longo prazo, impactar o cenário epidemiológico brasileiro. Este trabalho serve como elemento de consulta atualizado, sobre o emprego da Wolbachia pipientis como forma de controle biológico do Aedes aegypti.
Keywords: Wolbachia
Aedes
Controle biológico de vetores
Dengue
Revisão sistemática
Brasil
Pest control, biological
Review literature
Brazil
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA::MICROBIOLOGIA APLICADA
Production unit: Instituto de Biologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 23-Feb-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Pedro Mendes Rodrigues da. Uso da bactéria Wolbachia pipientis (Hertig, 1936) no controle biológico do Aedes aegypti (Linnaeus, 1762) no controle da dengue no Brasil: uma revisão. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PMRSilva.pdf631.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.