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dc.contributor.advisorJacques, Deise da Silva-
dc.contributor.authorCardoso, Vanessa Cerqueira-
dc.date.accessioned2021-12-23T14:33:13Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:43Z-
dc.date.issued2018-12-20-
dc.identifier.citationCARDOSO, Vanessa Cerqueira. Drogas no âmbito escolar – um estudo de caso. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15838-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicotrópicospt_BR
dc.subjectDrogas de abusopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPrevenção de doençapt_BR
dc.subjectNova Iguaçu (RJ)pt_BR
dc.subjectPsychotropic drugsen
dc.subjectIllicit Drugsen
dc.subjectStudentsen
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectDisease preventionen
dc.titleDrogas no âmbito escolar – um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Alexandre de Aguiar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2254401064522980pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Aline Meneguci da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4360029315507230pt_BR
dc.description.resumoO presente projeto teve como finalidade apresentar a importância da atuação das escolas através de medidas preventivas contra o uso de substâncias psicoativas entre adolescentes e jovens através da consideração de grupo com faixa etária entre quinze e vinte e um anos, a fim de embasar as teorias acerca dos fatores que influenciam no consumo de bebidas alcoólicas. Portanto, foi possível identificar que essa prática é determinantemente caraterizado pelo contexto social, uma vez que pelo fato do álcool ser uma droga lícita e de fácil acesso para todos é uma das substâncias psicoativas mais perigosas, uma vez que podem ser consideradas como porta de entrada para outros tipos de drogas principalmente as ilícitas. Logo, a escola se faz intrínseca no processo de proposição de medidas preventivas estratégicas e específicas em virtude de sua responsabilidade para com a formação crítica dos educandos, contudo essas medidas devem ser efetivadas através de um somatório de agentes como a família, que vislumbrem o mesmo foco, visto a importância de se desenvolver ações baseadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais acerca da temática das drogas em consonância às Políticas Públicas desenvolvidas pelo âmbito nacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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