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dc.contributor.advisorGadelha, Carmem-
dc.contributor.authorCarvalho, Cecília Fonsêca de-
dc.date.accessioned2021-12-30T17:44:47Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:43Z-
dc.date.issued2019-12-16-
dc.identifier.citationCARVALHO, Cecília Fonsêca de. Memorial do projeto de experimentação teatral “S0m0s t0d0s l0uc0s 4qu1”. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas – Habilitação em Direção Teatral) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15856-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTécnica teatralpt_BR
dc.subjectProdução teatralpt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectMulheres e literaturapt_BR
dc.titleMemorial do projeto de experimentação teatral “S0m0s t0d0s l0uc0s 4qu1”pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é o memorial relativo ao processo de montagem do espetáculo “Somos todos loucos aqui”, que faz parte do meu processo de formação no curso de Direção Teatral da UFRJ. Refletindo sobre os atravessamentos que moveram minhas experimentações até aqui, percebi o desejo de pesquisar personagens femininas. Alice, a menina que se metamorfoseia através do País das Maravilhas, é uma dessas mulheres. Ela, inadequada e contestadora, foi um dos motivos para eu ter escolhido adaptar os livros “Alice no País das Maravilhas” e “Alice através do Espelho”, de Lewis Carroll, no meu Projeto de Experimentação Teatral. Na escrita do projeto, o objetivo principal foi o de investigar os corpos de personagens femininas, em um universo que fricciona a relação entre tecnologia e natureza através dos elementos de composição da cena (corpo e videografia). Já os secundários foram: 1. criar composições cênicas que evidenciem o caráter onírico e simbólico da obra através do jogo entre a virtualidade (projeção) e a presença das atrizes e atores; 2. desenvolver o tempo cênico cômico e onírico através de narrativas visuais e do texto dramático; 3. desenvolver um trabalho corporal com o elenco que crie ferramentas para a interpretação de personagens antropomórficos e não naturalistas; 4. desenvolver uma cena expandida, buscando relacionar o audiovisual, a performance e a música; 5. experimentar uma metodologia de trabalho que nos auxilie na construção do texto dramático que parte da narrativa do romance, mas que também se relacione com as vivências do elenco e da equipe. Por fim, também me dediquei a pesquisar algumas referências que já desenvolviam trabalhos no âmbito intermedial e que se relacionam com a narrativa de Alice. Obras como Matrix e a produção da Disney, espetáculos como o Hamlet do Wooster Group e nomes como Bjork serviram como fortes referências para a construção imagética e conceitual do processo. Com estas diretrizes e munida de muita pesquisa, defino os objetos de estudo e as linhas teóricas e práticas que darão forma ao espetáculo “S0m0s t0d0s l0uc0s 4qu1”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Artes Cênicas - Direção teatral

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