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dc.contributor.advisorPacheco, Elen Beatriz Acordi Vasques-
dc.contributor.authorSilva, Mateus Amaral da-
dc.contributor.authorTavares, Victor Becker-
dc.date.accessioned2022-01-03T14:30:59Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:43Z-
dc.date.issued2018-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15872-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResíduos Sólidospt_BR
dc.subjectCaracterizaçãopt_BR
dc.subjectInstituições de ensino superiorpt_BR
dc.titlePanorama e análise dos resíduos sólidos coletados em instituições de ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativePanorama and analysis of solid waste colected in higher education institutionspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9542083518570573pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1190230587577421pt_BR
dc.contributor.referee1Mahler, Claudio Fernando-
dc.contributor.referee2Fonseca, Diego Luiz-
dc.description.resumoA geração de resíduos sólidos é presente também nas universidades e necessitam de uma destinação correta para que não cause impactos negativos sociais, ambientais e econômicos. Algumas universidades já apresentam propostas, estudos ou programa de gestão de resíduos para maior sustentabilidade ambiental, como é o caso da Universidade Federal do Rio de Janeiro com o seu Programa Recicla CT, que conta com um sistema implantado de coleta seletiva. O presente trabalho analisou a geração e caracterização de resíduos sólidos recicláveis secos em ambientes universitários brasileiros e estrangeiros, cuja publicidade de tais informações se deu em artigos acadêmicos. Os dados sobre as caracterizações dos resíduos das universidades foram comparados considerando fatores relevantes à geração como o crescimento da população acadêmica, o calendário escolar, greves, clima da região e a economia local. Verificou-se que há um padrão de produção média de materiais recicláveis, considerando todas as instituições de ensino superior, com maior geração de papel (53%), seguido de plástico (24%), metal (5%) e, por último, vidro (5%). Há, ainda, outros materiais com potencial de reciclagem que constituem a categoria denominada de “outros” (13%), como o Tetrapak® (4%). Também foi feita uma análise comparativa da composição de resíduos da UFRJ com a do município do Rio de Janeiro, cidade onde a universidade está localizada. Observou-se maior geração de plástico (41%), seguida de papel (34%) e uma quantidade baixa de metal (3%) na Cidade do Rio de Janeiro. O papel é o mais gerado no ambiente acadêmico, logo esforços para sua redução devem ser prioritários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Ambiental

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