Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/15956
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rosse, Cássio Gomes | - |
dc.contributor.author | Stadtlober, Paulo Roberto | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-06T14:26:00Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:41Z | - |
dc.date.issued | 2017-04-11 | - |
dc.identifier.citation | STADTLOBER, Paulo Roberto. Lymphatic wars: jogo didático para o ensino de imunologia. 2017. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15956 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos e brinquedos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Materiais de ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Alergia e imunologia | pt_BR |
dc.title | Lymphatic wars: jogo didático para o ensino de imunologia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7632496657041183 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8166240587848430 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Tatiana Luna Gomes da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0333988433336048 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sousa, Isabela Brandão de | - |
dc.description.resumo | O Ensino de Imunologia nas escolas municipais do Rio de Janeiro vem passando por certas dificuldades referentes, principalmente, ao seu alto nível de complexidade e abstração, tanto para alunos quanto para professores. Buscando otimizar as aulas de Imunologia, o presente trabalho produz um jogo didático contendo os principais elementos sobre o sistema imunológico e/ou linfático apresentados durante estas aulas. Como resultado, foi elaborado um jogo de tabuleiro contendo cartas e peças de forma a simular a ação dos agentes do sistema imunológico durante uma infecção em um organismo. O jogo apresenta uma proposta cooperativa, sendo jogado por grupos de quatro a cinco estudantes. Como forma de avaliação, foi proposta uma atividade aplicada em duas turmas de oitavo ano de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Em momentos pré e pós jogo foram realizadas atividades diagnósticas com os alunos para verificar seus conhecimentos em Imunologia. Os resultados demonstram que o jogo contribuiu positivamente na concepção dos alunos em relação aos temas referentes a Imunologia. Nota-se, também, que a atividade possibilitou a cooperação entre eles, uma vez que buscavam um mesmo objetivo. Assim, com base nos resultados obtidos, observa-se que o jogo desenvolvido se apresentou como um recurso didático alternativo para auxiliar no ensino de Imunologia no Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PRSTADTLOBER.pdf | 1.82 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.