Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15959
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Projeto rede de arquivos do IPHAN: a importância da política de preservação na conservação de documentos fotográficos
Author(s)/Inventor(s): Ramos, Lucas Valdez da Paz
Advisor: Carvalho, Ana Paula Corrêa de
Co-advisor: Guimarães, Lygia
Abstract: Este trabalho tem como objetivo abordar a importância das políticas públicas de preservação, com vista na elaboração e no desenvolvimento de projetos que tenham em foco os acervos documentais, em especial os documentos fotográficos. O Projeto Rede de Arquivos do IPHAN, realizado entre 2013 e 2017, será tomado como exemplo, a fim de se difundir a metodologia e as práticas de conservação empregadas. Além disto, a organização e o planejamento do projeto, fruto do trabalho conjunto e interdisciplinar entre instituições – o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR) e a Universidade de São Paulo (USP) – assim como o incentivo financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), constituíram desta forma uma boa política de preservação. Por este motivo, deve ser amplamente divulgada, de maneira a atingir o vasto acervo documental ainda existente nos museus, arquivos e bibliotecas do país, em prol da memória histórica e cultural dos bens patrimoniais.
Keywords: Preservação
Políticas públicas
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil)
Documentação
Fotografia
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RAMOS, Lucas Valdez da Paz. Projeto rede de arquivos do IPHAN: a importância da política de preservação na conservação de documentos fotográficos. 2021. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Conservação e Restauração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LVPRamos.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.