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http://hdl.handle.net/11422/15966
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Costa, Cristiane Henriques | - |
dc.contributor.author | Almeida, Ana Caroline | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-06T19:42:56Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:41Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-29 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Ana Caroline. Eu, negra?: a influência da educação na construção da identidade de jornalistas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15966 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Negros - Identidade racial | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Jornalistas | pt_BR |
dc.title | Eu, negra?: a influência da educação na construção da identidade de jornalistas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Carneiro, Cristine Gerk Pinto | - |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Marialva Carlos | - |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Denise Carvalho dos Santos | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem o objetivo de investigar como se constrói a identidade negra de mulheres jornalistas no Brasil contemporâneo. Foram entrevistadas cinco jornalistas negras, uma de cada região do país, que trabalham em redações de veículos tradicionais dos meios impresso, digital, televisivo e radiofônico. Um roteiro de perguntas semiestruturadas foi a base da pesquisa de cunho qualitativa. Percebe-se que embora estas mulheres negras tenham vivências variadas, o racismo é inerente às suas existências. Como sujeitas históricas, demonstraram ter havido um apagamento étnico-racial de suas origens. Por fim, que a escola é o local onde as crianças negras passam pelos primeiros episódios de preconceitos e de discriminações, mas é ali, também, onde há o potencial de mudança estrutural da sociedade, por meio de uma postura educacional antirracista. Discute-se, assim, a importância da educação étnico-racial para formar uma identidade negra positiva. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Comunicação - Jornalismo |
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