Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/15967
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lins, Consuelo da Luz | - |
dc.contributor.author | Frota, Lucas Leone Coutinho Miranda | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-06T19:51:17Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:41Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-23 | - |
dc.identifier.citation | FROTA, Lucas Leone Coutinho Miranda. A política nos documentários de Agnès Varda. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15967 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Varda, Agnès | pt_BR |
dc.subject | Documentário (Cinema) | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.title | A política nos documentários de Agnès Varda | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Machado, Patrícia Furtado Mendes | - |
dc.contributor.referee2 | Menezes, Adriana Maria Cursino de | - |
dc.description.resumo | Este trabalho se volta para a relação entre estética e política encontrada no cinema de Agnès Varda, sobretudo em sua produção documentária. O objetivo da pesquisa é efetuar uma leitura crítica de seu fazer artístico a partir da análise dos curtas Salut les Cubains (1963) e Black Panthers (1968). Para situar o binômio estética-política em tais obras, adotam-se os pensamentos do filósofo francês Jacques Rancière, que propõe conceitos valiosos como partilha do sensível e efeito de dissenso. Com base em estudos sobre os diferentes modos do documentário e também sobre filme-ensaio, busca-se investigar as narrativas construídas por Varda, percebendo seus elementos imagéticos e sonoros, bem como sua articulação com o espectador. Além disso, cada um dos curtas examinados se compromete com a política de maneira única, o que possibilita uma apreciação detalhada de Varda enquanto cineasta-autora à margem do tradicional e muito além do contexto histórico da Nouvelle Vague. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Comunicação - Jornalismo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LFrota.pdf | 905.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.