Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/15978
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fernandes, Fátima Denise Peixoto | - |
dc.contributor.author | Silva, Fábio Alves | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-07T13:49:24Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:36Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Fábio Alves. Educação ambiental nas atividades do 59° Grupo de Escoteiros Atalaia. 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15978 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escoteiros | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde ambiental | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental nas atividades do 59° Grupo de Escoteiros Atalaia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7639344665048287 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo precípuo deste trabalho é conhecer algumas atividades rotineiras do 59° Grupo de Escoteiros Atalaia e relacioná-las a Educação Ambiental, fundamentada sob a Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. De forma a entender as atividades realizadas neste Grupo regido pelo Estatuto da União dos Escoteiros do Brasil, fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, com o objetivo educacional, voluntário, sem vínculo partidário, abrangendo pessoas de raças, crenças e razões sociais diferentes de acordo com os Pricípios, Propósito e o Método Escoteiro concebidos por seu fundador. Este trabalho foi norteado pelo questionamento dos reais objetivos das atividades no Grupo, “Há relação entre as atividades exercidas no Grupo de Escoterios Atalaia e a Educação Ambiental?” Se existe relação, até que ponto os participantes do grupo possuem conhecimento sobre Educação Ambiental, como se dá o processo nesse grupo. Por fim, foram realizadas oficinas para contribuir no desenvolvimento do conhecimento teórico e prático de Educação Ambiental no grupo-escoteiro-atalaia, com vista à melhoria na qualidade de vida das gerações presentes e futuras por intermédio de ações do grupo. Os resultados mostraram que as atividades realizadas no Grupo de Escoteiros Atalaia é formadora de conhecimento devido ao conjunto de relacionamento com o meio, experiências e informações adquiridas. Constatou-se ainda que a participação ativa dos membros do grupo em tomadas de decisão, corrobora para a tão sonhada transformação de caráter vislumbrada pelo conceito de Educação Ambiental. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Ciências Biológicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FASilva.pdf | 1.65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.