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dc.contributor.advisorFernandes, Fátima Denise Peixoto-
dc.contributor.authorSilva, Fábio Alves-
dc.date.accessioned2022-01-07T13:49:24Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:36Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA, Fábio Alves. Educação ambiental nas atividades do 59° Grupo de Escoteiros Atalaia. 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15978-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscoteirospt_BR
dc.subjectEducação em saúde ambientalpt_BR
dc.titleEducação ambiental nas atividades do 59° Grupo de Escoteiros Atalaiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7639344665048287pt_BR
dc.description.resumoO objetivo precípuo deste trabalho é conhecer algumas atividades rotineiras do 59° Grupo de Escoteiros Atalaia e relacioná-las a Educação Ambiental, fundamentada sob a Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. De forma a entender as atividades realizadas neste Grupo regido pelo Estatuto da União dos Escoteiros do Brasil, fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, com o objetivo educacional, voluntário, sem vínculo partidário, abrangendo pessoas de raças, crenças e razões sociais diferentes de acordo com os Pricípios, Propósito e o Método Escoteiro concebidos por seu fundador. Este trabalho foi norteado pelo questionamento dos reais objetivos das atividades no Grupo, “Há relação entre as atividades exercidas no Grupo de Escoterios Atalaia e a Educação Ambiental?” Se existe relação, até que ponto os participantes do grupo possuem conhecimento sobre Educação Ambiental, como se dá o processo nesse grupo. Por fim, foram realizadas oficinas para contribuir no desenvolvimento do conhecimento teórico e prático de Educação Ambiental no grupo-escoteiro-atalaia, com vista à melhoria na qualidade de vida das gerações presentes e futuras por intermédio de ações do grupo. Os resultados mostraram que as atividades realizadas no Grupo de Escoteiros Atalaia é formadora de conhecimento devido ao conjunto de relacionamento com o meio, experiências e informações adquiridas. Constatou-se ainda que a participação ativa dos membros do grupo em tomadas de decisão, corrobora para a tão sonhada transformação de caráter vislumbrada pelo conceito de Educação Ambiental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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