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dc.contributor.advisorSerpa, Marcelo Helvecio Navarro-
dc.contributor.authorCoelho, Anna Carolina de Castro-
dc.date.accessioned2022-01-07T22:17:57Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:36Z-
dc.date.issued2018-01-01-
dc.identifier.citationCOELHO, Anna Carolina de Castro. Uso das redes sociais pelos candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro em 2016. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15990-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTwitter (Rede social on-line)pt_BR
dc.subjectCandidatos políticospt_BR
dc.subjectRio de Janeiro (RJ). Prefeiturapt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectCampanhas eleitoraispt_BR
dc.titleUso das redes sociais pelos candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro em 2016pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEstudo de caso sobre o uso do Twitter pelos candidatos que concorreram à prefeitura do Rio de Janeiro durante o período do segundo turno de 2016. O objetivo foi verificar se uma boa campanha nas redes sociais significa, necessariamente, uma vitória nas urnas. A hipótese levantada é que, devido às alterações que ocorreram na legislação eleitoral em 2015 que proibiu a doação de pessoas jurídicas às campanhas eleitorais, os candidatos aumentaram a adoção das redes sociais para o pleito de 2016. Para embasamento, retoma os conceitos de marketing eleitoral, redes sociais e apresenta as alterações feitas na lei eleitoral. A análise das redes sociais é realizada em três dias de debate nas emissoras de televisão quando há maior envolvimento do público com esses perfis. Conclui-se que as redes sociais, naquele ano, foram importantes por suscitar o debate na população e que a forte campanha negativa contra Marcelo Freixo realizada por perfis não ligados ao candidato Marcelo Crivella foi crucial para a derrota do PSOL nas urnas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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