Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16003
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHeinrich, Fabiana Oliveira-
dc.contributor.authorCorrea, Luisa Penna-
dc.date.accessioned2022-01-11T15:56:26Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:36Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCORREA, Luisa Penna. Pesadelo: uma releitura digital do folclore brasileiro. 2021. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16003-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFolclorept_BR
dc.subjectLendas brasileiraspt_BR
dc.subjectTerrorpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectProdutos digitaispt_BR
dc.titlePesadelo: uma releitura digital do folclore brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoPesadelo: uma releitura digital do folclore brasileiro consiste em um projeto de conclusão de curso (Graduação em Comunicação Visual Design) que visa representar as lendas do folclore brasileiro em um website com diversas informações e ilustrações destes personagens. O objetivo desse projeto é trazer mais informações acerca do nosso rico acervo de histórias de folclore, além de abordar estes personagens sob a perspectiva do gênero de terror. Iniciando com a abordagem teórica, foi realizada uma pesquisa sobre os significados e surgimento do termo folclore, sobre a problemática da desvalorização do mesmo no Brasil, e sobre a linguagem do terror e sua ligação com as nossas lendas. Em seguida, foi ela- borada a proposta do produto digital principalmente para jovens adultos (numa faixa etária de 16 à 35 anos) que estão inseridos no mundo virtual, consumindo entretenimento e informação. Foram analisadas plataformas similares para melhor pensar o projeto, além do estudo visual de diferentes representações de algumas lendas do folclore brasileiro, para definir os possíveis designs dos personagens originais com a temática de terror. Por fim, o desenvolvimento do projeto em si, “Pesadelo”, contou com a produção do protótipo do website, da identidade visual e das ilustrações, além da criação das redes sociais do projeto, com as quais visamos incentivar a interação e o engajamento com o público alvo, que possibilitará a contribuição direta dos usuários com o projeto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação Visual Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LPCorrea.pdf2.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.