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dc.contributor.advisorReinaldim, Ivair Junior-
dc.contributor.authorMendonça, Renato do Carmo-
dc.date.accessioned2022-01-11T16:43:33Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:21Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Renato do Carmo. Além do mar de monstros: as gravuras da carta de colombo e o imaginário sobre o descobrimento da América. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16007-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrientalismopt_BR
dc.subjectImaginário sobre o descobrimento da Américapt_BR
dc.subjectImagens da colonizaçãopt_BR
dc.subjectImaginário socialpt_BR
dc.titleAlém do mar de monstros: as gravuras da carta de colombo e o imaginário sobre o descobrimento da Américapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca analisar um conjunto de gravuras produzidas como ilustrações para a narrativa de viagem que atualmente é entendida como o relato mais antigo de um europeu sobre o continente americano. Publicadas em 1493 e 1494, as gravuras, cujo autor permanece anônimo, foram produzidas para acompanhar edições impressas em tipos móveis da carta de Cristoforo Colombo aos Reis de Espanha. Considerando que na época de suas primeiras publicações a narrativa de Colombo foi divulgada como o anúncio do descobrimento de ilhas no Oceano Índico, e que, consequentemente, as suas ilustrações foram produzidas e interpretadas como figurações do continente asiático, é apontada uma possível fonte de referência utilizada pelo autor das gravuras da carta: o livro de Peregrinação à Terra Santa de Bernhard von Breydenbach, e são consideradas nas interpretações desse conjunto ilustrativo as práticas orientalistas, presentes no continente europeu desde o séculoXIV. No texto são observadas algumas sobrevivências dos sentidos dessas imagens, produzidas como representações da Ásia, no imaginário sobre o descobrimento da América, considerando, em ambos os contextos interpretativos, as relações de alteridade edificadas nos processos de colonização europeus e mantidas nas estruturas das sociedades que se formaram a partir da Idade Moderna em todo o mundo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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