Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/16007
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Reinaldim, Ivair Junior | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Renato do Carmo | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-11T16:43:33Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:21Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Renato do Carmo. Além do mar de monstros: as gravuras da carta de colombo e o imaginário sobre o descobrimento da América. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16007 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Orientalismo | pt_BR |
dc.subject | Imaginário sobre o descobrimento da América | pt_BR |
dc.subject | Imagens da colonização | pt_BR |
dc.subject | Imaginário social | pt_BR |
dc.title | Além do mar de monstros: as gravuras da carta de colombo e o imaginário sobre o descobrimento da América | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho busca analisar um conjunto de gravuras produzidas como ilustrações para a narrativa de viagem que atualmente é entendida como o relato mais antigo de um europeu sobre o continente americano. Publicadas em 1493 e 1494, as gravuras, cujo autor permanece anônimo, foram produzidas para acompanhar edições impressas em tipos móveis da carta de Cristoforo Colombo aos Reis de Espanha. Considerando que na época de suas primeiras publicações a narrativa de Colombo foi divulgada como o anúncio do descobrimento de ilhas no Oceano Índico, e que, consequentemente, as suas ilustrações foram produzidas e interpretadas como figurações do continente asiático, é apontada uma possível fonte de referência utilizada pelo autor das gravuras da carta: o livro de Peregrinação à Terra Santa de Bernhard von Breydenbach, e são consideradas nas interpretações desse conjunto ilustrativo as práticas orientalistas, presentes no continente europeu desde o séculoXIV. No texto são observadas algumas sobrevivências dos sentidos dessas imagens, produzidas como representações da Ásia, no imaginário sobre o descobrimento da América, considerando, em ambos os contextos interpretativos, as relações de alteridade edificadas nos processos de colonização europeus e mantidas nas estruturas das sociedades que se formaram a partir da Idade Moderna em todo o mundo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RCMendonça.pdf | 2.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.