Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16009
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorChillón, Alberto Martín-
dc.contributor.authorCarvalho, Bruna Corrêa de-
dc.date.accessioned2022-01-11T17:12:14Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:36Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCARVALHO, Bruna Corrêa de. As rendas da coleção Jerônimo Ferreira das Neves: poéticas e novos pontos de discurso. 2021. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16009-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTêxteispt_BR
dc.subjectMuseu D. João VIpt_BR
dc.subjectRendaspt_BR
dc.subjectColecionismopt_BR
dc.subjectColeção Ferreira das Nevespt_BR
dc.titleAs rendas da coleção Jerônimo Ferreira das Neves: poéticas e novos pontos de discursopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Malta, Marize-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa as rendas da coleção Jerônimo Ferreira das Neves, do Museu D. João VI (MDJVI) da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A coleção, composta por peças de diferentes procedências e tipologias, foi doada em 1947 pela viúva de Jerônimo, Eugênia Barbosa de Carvalho Neves. Em seu testamento, feito na década de 1930, Eugênia listou diferentes objetos que compunham então seu acervo pessoal. Contudo, a aquisição de peças, que compõem os mais de 340 itens da coleção, ainda não é muito clara. O presente trabalho propõe um maior aprofundamento em estudos têxteis para compreender questões colocadas por esse tipo de materialidade, para além do aspecto visual. Além disso, busca entender o motivo pelo qual Eugênia incluiu fragmentos de renda nas peças a serem doadas, definir a procedência e a temporalidade dessas peças e ponderar simbologias, aspectos poéticos e estéticos a partir dos quais podem ser pensadas, em uma perspectiva própria à história da arte. Por fim, a pesquisa salienta o papel de Eugênia Barbosa de Carvalho Neves como mulher colecionadora, a qual ativamente contribuiu na composição de uma vasta coleção de peças que nos tocam até os dias de hoje. Neste contexto, esta investigação configura-se como um resgate e uma porta de entrada à descoberta de poéticas esquecidas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:História da Arte

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BCCarvalho.pdf2.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.