Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/16009
Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Chillón, Alberto Martín | - |
| dc.contributor.author | Carvalho, Bruna Corrêa de | - |
| dc.date.accessioned | 2022-01-11T17:12:14Z | - |
| dc.date.available | 2023-12-21T03:00:36Z | - |
| dc.date.issued | 2021 | - |
| dc.identifier.citation | CARVALHO, Bruna Corrêa de. As rendas da coleção Jerônimo Ferreira das Neves: poéticas e novos pontos de discurso. 2021. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16009 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Têxteis | pt_BR |
| dc.subject | Museu D. João VI | pt_BR |
| dc.subject | Rendas | pt_BR |
| dc.subject | Colecionismo | pt_BR |
| dc.subject | Coleção Ferreira das Neves | pt_BR |
| dc.title | As rendas da coleção Jerônimo Ferreira das Neves: poéticas e novos pontos de discurso | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorCo1 | Malta, Marize | - |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa analisa as rendas da coleção Jerônimo Ferreira das Neves, do Museu D. João VI (MDJVI) da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A coleção, composta por peças de diferentes procedências e tipologias, foi doada em 1947 pela viúva de Jerônimo, Eugênia Barbosa de Carvalho Neves. Em seu testamento, feito na década de 1930, Eugênia listou diferentes objetos que compunham então seu acervo pessoal. Contudo, a aquisição de peças, que compõem os mais de 340 itens da coleção, ainda não é muito clara. O presente trabalho propõe um maior aprofundamento em estudos têxteis para compreender questões colocadas por esse tipo de materialidade, para além do aspecto visual. Além disso, busca entender o motivo pelo qual Eugênia incluiu fragmentos de renda nas peças a serem doadas, definir a procedência e a temporalidade dessas peças e ponderar simbologias, aspectos poéticos e estéticos a partir dos quais podem ser pensadas, em uma perspectiva própria à história da arte. Por fim, a pesquisa salienta o papel de Eugênia Barbosa de Carvalho Neves como mulher colecionadora, a qual ativamente contribuiu na composição de uma vasta coleção de peças que nos tocam até os dias de hoje. Neste contexto, esta investigação configura-se como um resgate e uma porta de entrada à descoberta de poéticas esquecidas. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | História da Arte | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| BCCarvalho.pdf | 2.45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.