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http://hdl.handle.net/11422/16053
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Freire Filho, João Batista de Macedo | - |
dc.contributor.author | Couto, Nathalia Guimarães do | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-17T21:31:26Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:36Z | - |
dc.date.issued | 2019-01-01 | - |
dc.identifier.citation | COUTO, Nathalia Guimarães do. Culto ao vilão: a celebrificação de Pablo Escobar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16053 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Celebridades | pt_BR |
dc.subject | Criminosos | pt_BR |
dc.subject | Escobar, Pablo, 1949-1993 | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.title | Culto ao vilão: a celebrificação de Pablo Escobar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Silva, Amanda Cínthia Medeiros e | - |
dc.contributor.advisorCo2 | Anjos, Júlia Cavalcanti Versiani dos | - |
dc.contributor.referee1 | Costa, Cristiane Henriques | - |
dc.contributor.referee2 | Bakker, Bruna Werneck de Andrade | - |
dc.description.resumo | Por observar uma recente tendência de culto a figuras associadas à vilania, objetivo aqui compreender a dinâmica pela qual criminosos podem se tornar celebridades — como vem a ser o caso do Pablo Escobar, objeto desta pesquisa. No desenvolvimento teórico do trabalho, apresentei discussões em torno de critérios de noticiabilidade e do crime, sobretudo no primeiro capítulo. A partir da biografia de Pablo Escobar, foi feita a análise de como houve uma construção midiática para elevar o colombiano a um status de célebre. Já o segundo capítulo traz questões relacionadas à cultura e à indústria da celebridade, que fortalecem a imagem destas figuras ao transformá-las em marcas. Em seguida, o terceiro capítulo aborda uma reflexão sobre o culto ao vilão e o porquê dessa tendência acontecer. Para tanto, recorri a ideias e conceitos de autores como Nelson Traquina (2004), Gislene Silva (2005), Guy Debord (2003), Douglas Kellner (2004), Olivier Driessens (2014) Graeme Turner (2009), Paul Hollander (2011), Michel Maffesoli (2004) e João Freire Filho (2017). Diante disso, foi possível notar que Pablo Escobar está inserido em um processo maior de celebrificação (DRIESSENS, 2014) de criminosos, associado, em grande medida, a um culto ao vilão que tem se difundido em diversos produtos midiáticos e despertado o interesse do público massivo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Comunicação - Jornalismo |
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