Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16102
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dc.contributor.advisorFaria, Maria de Fátima Bruno de-
dc.contributor.authorAbreu, Beatriz Campos de-
dc.date.accessioned2022-01-28T20:14:06Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:37Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationABREU, Beatriz Campos de. Extensão universitária: conceitos e importância na visão de alunos e docentes. 2021. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16102-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectUniversidades Federaispt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectProfessores de ensino superiorpt_BR
dc.titleExtensão universitária: conceitos e importância na visão de alunos e docentespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8599349398408940pt_BR
dc.description.resumoEsse estudo analisa a concepção de extensão universitária e sua importância, segundo a ótica dos estudantes e docentes de uma instituição pública federal. Busca compreender como os principais agentes envolvidos com a extensão compreendem o desenvolvimento de suas atividades, o objetivo e a relevância para a formação discente, além de identificar a percepção desses atores e as diferentes visões sobre extensão. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e adotado o método qualitativo em uma pesquisa empírica com emprego de entrevistas eletrônicas, como técnica de coleta de dados. Foram entrevistados docentes de Administração e discentes de diferentes cursos, visando analisar a concepção e a importância da extensão na ótica de cada grupo; a obrigatoriedade da extensão na graduação e o conhecimento sobre extensão na Universidade. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo a partir da criação de categorias a posteriori. Por meio dos resultados, pode-se inferir que os entrevistados concordam sobre determinados aspectos, mas também possuem diferentes entendimentos sobre extensão universitária, além de realizarem essas atividades com diferentes objetivos. Seja como uma forma de capacitação para o mercado de trabalho, ou como uma relação entre ensino e pesquisa, os discentes e docentes enxergam a extensão por diferentes temáticas. Destaca-se, por último, que há muito a avançar no entendimento do que é extensão na Universidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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