Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16109
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O papel dos influenciadores digitais no marketing das empresas de cosméticos femininos a partir do Instagram: o impacto nas consumidoras
Author(s)/Inventor(s): Schorchit, Fernanda Dias
Advisor: Araujo, Marcelo Castaneda de
Abstract: O presente estudo tem como objetivo analisar os impactos dos influenciadores digitais no processo de compra das consumidoras das empresas do setor de cosméticos através do marketing digital no Instagram. Para isso, foi selecionada uma amostra por conveniência composta por mulheres que utilizam o Instagram, caracterizando uma pesquisa descritiva de campo, através da aplicação de um questionário online, que obteve 351 participantes. Entre os resultados, que foram analisados estatisticamente por uma perspectiva quantitativa, foi possível observar que mais de 3/4 das mulheres são influenciadas no processo de decisão de compra de produtos de beleza pelas publicidades realizadas por influenciadoras digitais no Instagram, e afirmaram já ter realizado a compra de algum produto de beleza por indicação de influenciadoras digitais. Destaca-se também o fato de que a maioria das participantes afirmaram achar importante as empresas de cosméticos utilizarem influenciadoras digitais em suas campanhas publicitárias no Instagram. As redes sociais surgiram como uma plataforma para interação e troca de conteúdo entre os usuários, mas hoje vão muito além disso. Em meio a tantos usuários existentes nas redes sociais, os influenciadores digitais se destacam por produzir um conteúdo interessante que atrai a atenção de milhares, e até milhões de pessoas. Atentos as transformações ocorridas nas redes sociais, as empresas, encontraram nos influenciadores digitais uma forma de inovar em suas estratégias publicitárias para um público que, muitas vezes, não conhece a marca. Os criadores de conteúdo passaram a ser a principal estratégia publicitária das empresas, especialmente a de cosméticos, que buscam atrair novos consumidores e gerar maior reconhecimento para a marca através da utilização da imagem dos influenciadores em suas campanhas publicitárias. Neste estudo serão abordadas cinco dimensões, sendo elas: o papel do marketing; marketing digital; o marketing das empresas de cosméticos; o Instagram como ferramenta publicitária; o papel dos influenciadores digitais e sua relação com o mercado de cosméticos.
Keywords: Cosméticos
Marketing
Influenciador digital
Instagram
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SCHORCHIT, Fernanda Dias. O papel dos influenciadores digitais no marketing das empresas de cosméticos femininos a partir do Instagram: o impacto nas consumidoras. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FDSchorchit.pdf699.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.