Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16110
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Mídias sociais e secondhand luxury: como a venda de produtos de luxo de segunda mão é afetada pelo uso das mídias sociais
Author(s)/Inventor(s): Fernandes, Fernanda Garcia
Advisor: Ferreira, Daniela Abrantes
Abstract: Apesar de o mercado de segunda mão ter longa tradição, não existem muitos estudos sobre o tema, sobretudo quando se considera a revenda de produtos de luxo (secondhand luxury). Entretanto, trata-se de um setor em expansão, com taxas de crescimento acima do mercado de luxo de primeira mão. Considerando o cenário atual de intenso uso das mídias sociais pelas pessoas para busca de informações sobre produtos, o objetivo desta pesquisa é compreender, através da visão dos consumidores, de que forma suas compras de produtos de luxo de segunda mão são impactadas pelas mídias sociais. Para o embasamento teórico, foram estudados temas como: as motivações para o consumo de produtos de luxo de segunda mão, a forma como as indicações e referencias de terceiros pode influenciar na confiança dos consumidores para realizar compras em brechós e a maneira como a presença de lojas em mídias sociais aliada à interação desses perfis comerciais com seus consumidores contribui para a potencialização das vendas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva, através de entrevistas semiestruturadas, com 10 consumidoras de brechós de produtos de luxo. Os resultados da pesquisa sugerem que produtos de segunda mão podem causar diversos medos e desconfianças que não existem quando se trata de um produto comprado na loja oficial da marca, pois há o receio de estar adquirindo um produto que não é original ou que apresenta alguma avaria. Este medo é agravado pelo fato de se tratar de um produto com risco financeiro maior, por ser considerado de luxo. Por conta disso, é relevante que os brechós sejam capazes de adquirir a confiança dos seus potenciais consumidores para que consigam realizar vendas. O presente estudo mostra que a comunicação online, através de perfis ativos de brechós em mídias sociais e a divulgação de terceiros – seja de personalidades famosas ou outros consumidores – pode ser utilizada para criar um vínculo entre brechó e consumidor.
Keywords: Mercado de luxo
Mídia social
Confiança
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FERNANDES, Fernanda Garcia. Mídias sociais e secondhand luxury: como a venda de produtos de luxo de segunda mão é afetada pelo uso das mídias sociais. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FGFernandes.pdf277.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.