Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16121
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A complexidade da cadeia logística em projetos no mercado offshore e seus desafios na conjuntura brasileira: uma análise em uma empresa de óleo e gás
Author(s)/Inventor(s): Barbosa, Henrique Dantas
Advisor: Fontanillas, Carlos Navarro
Abstract: O presente trabalho tem por finalidade identificar as principais variáveis existem na cadeia logística na indústria de óleo e gás no Brasil e os desafios existentes no país. Para isso foi explorado no referencial teórico a história do início da atuação do segmento de petróleo no mundo e em seguida no país, de modo a buscar uma contextualização do objeto de estudo. Ainda no mesmo capítulo, optou-se por descrever de que maneira o entendimento por cadeia de suprimentos surgiu, e de que maneira essa evoluiu no decorrer dos anos. Por fim, foi apresentado os principais conceitos envolvendo a logística de maneira geral visando um melhor entendimento do funcionamento de uma cadeia logística em uma indústria complexa. Para a realização do trabalho foi utilizado uma análise documental como base para identificar as principais variáveis as quais foram discutidas em entrevista com o gestor da área de suprimentos de uma empresa de óleo e gás de maneira mais aprofundada, além de explorar outros pontos. Os resultados permitiram identificar pontos essenciais os quais um profissional da cadeia logística deve sempre estar atento para que as operações ocorram de forma mais eficiente possível, como o tipo da carga a ser transportada, características principais da carga, incoterms a serem utilizados, tipo de modal, base logística, dentre outros. Por fim, o trabalho permitiu identificar alguns problemas na malha de transportes brasileira, e medidas que podem ser adotadas para melhorar o cenário.
Keywords: Indústria de petróleo e gás
Cadeia de suprimentos
Logística
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BARBOSA, Henrique Dantas. A complexidade da cadeia logística em projetos no mercado offshore e seus desafios na conjuntura brasileira: uma análise em uma empresa de óleo e gás. 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HDBarbosa.pdf429.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.