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dc.contributor.advisorGoia, Marisol Rodriguez-
dc.contributor.authorPereira, Ingrid Tchao-
dc.date.accessioned2022-02-03T13:45:52Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:37Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationPEREIRA, Ingrid Tchao. Desafios do crowdsourcing e do prosumption. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16126-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrowdsourcingpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectStartupspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDesafios do crowdsourcing e do prosumptionpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3579290766137836pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo identificar os maiores desafios enfrentados por um empreendimento que tem como base o crowdsourcing e o prosumption em seu modelo de negócio, utilizando o estudo de caso do Lecionas, que é uma startup do setor de educação. Para tanto, são apresentados conceitos de crowdsourcing, prosumption, empreendedorismo, startup e também o cenário do setor de educação no Brasil, visando demonstrar a interação entre esses aspectos – que auxiliarão na compreensão do caso –, suas respectivas importâncias no contexto econômico e social e também seus problemas e desafios. Foram realizadas entrevistas com o CEO da empresa Lecionas e com três professores parceiros. Foi possível constatar que o fato de a pesquisadora ser também funcionária da empresa pode ter gerado certa tendência na coleta e análise dos dados. Além disso, concluiu-se que o modelo de crowdsourcing é realmente interessante para fins de barateamento dos custos do empregador, apesar de poder trazer consigo outros desafios. Também foi possível constatar que só haverá a classificação de prosumption no negócio analisado se a classe dos professores for considerada como um stakeholder, e não individualmente, pois nem todo professor se enquadrará na categoria de "autor e usuário", simultaneamente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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