Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/16127
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Soares, Vanessa Brulon | - |
dc.contributor.author | Silva, Isabela Sant’Ana Bittencourt | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-03T13:49:56Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:37Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Isabela Sant'Ana Bittencourt da. Universidade para todos? Um estudo sobre a democratização do ensino superior. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16127 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Democratização | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Universidade para todos? Um estudo sobre a democratização do ensino superior | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7455566261719778 | pt_BR |
dc.description.resumo | Considerando a revolução econômica e cultural promovida pela legitimação da educação como instrumento de dominação social e de mobilidade entre classes, bem como, a compreensão do ensino superior como um dos pilares da democracia na modernidade, além dos esforços para democratizar esse nível de ensino em todo o mundo, o presente trabalho tem por objetivo analisar como a implantação de políticas públicas para ampliação do acesso ao ensino superior colaboraram para a democratização desse nível de escolarização no Brasil, através da verificação do perfil dos graduandos concluintes que realizaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), entre os anos de 2017 e 2019. Os dados foram coletados do Questionário do Estudante, que é parte do referido exame e aborda questões de cunho socioeconômico, em seguida os dados foram estruturados para possibilitar uma comparação entre as diferentes universidades e cursos selecionados, a fim que fosse possível analisar a distribuição percentual entre as alternativas. Por último, o estudo verificou se o perfil socioeconômico dos concluintes demonstra uma democratização do acesso ao ensino superior, a partir das formas de democratização do acesso ao ensino superior propostas por François Dubet no artigo “Qual a democratização do Ensino Superior?” Os resultados indicam que a massificação do acesso ao ensino superior sugere uma tendência positiva no que se refere à diversificação do perfil econômico dos graduandos, entretanto, também demonstra pouca representatividade no perfil étnico dos concluintes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ISBSilva.pdf | 729.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.