Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16152
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAfonso, Rita de Cassia Monteiro-
dc.contributor.authorSilva, Leniza Nóbrega Dias da-
dc.date.accessioned2022-02-04T11:20:29Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:38Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, Leniza Nóbrega Dias da. Aderência de colaboradores às práticas sustentáveis implementadas nas organizações: um estudo de caso sobre o uso de copos descartáveis na TV Globo. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16152-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsumo sustentávelpt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectPráticas organizacionaispt_BR
dc.titleAderência de colaboradores às práticas sustentáveis implementadas nas organizações: um estudo de caso sobre o uso de copos descartáveis na TV Globopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0953835537107990pt_BR
dc.contributor.referee1Araujo, Marcelo Castaneda de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9559072716365586pt_BR
dc.description.resumoAs atuais práticas de consumo têm levado o planeta a uma crise ambiental. O modelo econômico de produção praticado na atualidade cria bens com ciclos de vida cada vez menores para atender a carência emocional dos consumidores, esse comportamento frenético de hiperconsumo é insustentável e gera uma grande produção de lixo. De modo a frear essa crise, se faz necessária a adoção de um modelo de desenvolvimento sustentável que é possível através da atuação das três esferas sociais: as empresas, o governo e os cidadãos. Frente a urgente necessidade de mudança nos hábitos de consumo voltado a práticas mais sustentáveis, esta pesquisa de caráter descritivo por meio de método misto tem por objetivo verificar a aderência dos colaboradores da Tv Globo a práticas sustentáveis implementadas na organização, com foco para o uso de copos descartáveis de plástico. O método de pesquisa utilizado foi um survey com aplicação de um questionário aos funcionários da área de gestão. A amostra analisada demostrou aderência as políticas implementadas referentes a redução do uso de copos descartáveis, que teve reflexo no comportamento de consumo dos mesmos. Verificou-se a necessidade de aprofundamento da amostra investigada a fim de abranger os níveis operacionais, tendo como base que o único respondente que não se mostrou aderente a mudança de comportamento possuía uma atuação com movimentação física constante, perfil mais próximo de um cargo operacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LNDSilva.pdf431.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.