Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16162
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Opinião do auditor independente sobre o risco de continuidade operacional de grandes empresas: uma análise de casos múltiplos
Author(s)/Inventor(s): Nogueira, Giovanna Costa
Advisor: Silva, Adolfo Henrique Coutinho e
Abstract: O presente estudo tem como objetivo analisar o impacto gerado quando uma firma de auditoria independente sinaliza um problema de continuidade operacional antes da solicitação da recuperação judicial pela empresa. Além disso, de forma complementar, este estudo analisa, comparativamente, as mudanças de práticas contábeis ocorridas nas companhias após seus pedidos de recuperação judicial. Para cumprir tal objetivo, foram estudadas quatro companhias, auditadas, por empresas de auditoria de grande porte, as denominadas “Big Four”, que tiveram seu problema de continuidade operacional informada ao mercado antes de seu pedido de recuperação judicial. Os dados analisados demonstram que, os pareceres de auditoria são instrumentos significativos para a avaliação das companhias e que para cada caso analisado, a resposta do mercado, apesar de apresentar similaridades, foi única. Este estudo contribui para melhorar o compreendimento dos impactos causados nas companhias, e no mercado, quando o a auditoria emite um parecer com ênfase na continuidade operacional antecipadamente.
Keywords: Recuperação judicial
Auditoria externa
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: NOGUEIRA, Giovanna Costa. Opinião do auditor independente sobre o risco de continuidade operacional de grandes empresas: uma análise de casos múltiplos. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GCNogueira.pdf472.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.