Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16191
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Utilização de índices como ferramenta de análise financeira de investimento e tomada de decisão: um estudo de caso das companhias aéreas listadas na B3
Author(s)/Inventor(s): Silva, João Pedro Carmo da
Advisor: Revoredo, Márcia Maria Oliveira
Abstract: O tema abordará a utilização de índices como ferramenta para análises financeiras nas companhias Azul e Gol, ambas do setor de aviação. Compreendendo assim, que se trata de um ambiente altamente competitivo e que o sucesso tem variável direta com cada empresa saber lidar com seus custos e antecipar acontecimentos específicos no ambiente de negócio bem como atuar com planejamento estratégico e assertivo de suas atividades para sucesso empresarial. Dessa forma, tem como problema de pesquisa: qual a situação real da saúde econômico-financeira das companhias? E como objetivos analisar o desempenho das companhias Gol Linhas Áreas Inteligentes S/A e Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A, entre os anos de 2016 a 2019, a partir de índices financeiros estreitos de suas demonstrações contábeis, mostrando a importância da análise financeira para a tomada de decisão de investimentos. O método utilizado, foi um levantamento bibliográfico desenvolvido com base em material já elaborado, ou seja, o que já foi produzido cientificamente sobre o assunto, através de livros e artigos científicos, principalmente, de modo que sejam dados validados e reconhecidos pelas ciências.
Keywords: Análise financeira
Companhias aéreas
Negócios
Aviação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, João Pedro Carmo da. Utilização de índices como ferramenta de análise financeira de investimento e tomada de decisão: um estudo de caso das companhias aéreas listadas na B3. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JPCSilva.pdf316.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.