Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/161
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCosta, Robson Santos-
dc.contributor.authorCoutinho, Ana Luísa de Oliveira-
dc.date.accessioned2016-04-20T12:18:27Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:00Z-
dc.date.issued2016-03-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/161-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectBibliotecáriospt_BR
dc.subjectLinguagem cinematográficapt_BR
dc.subjectEstereótipospt_BR
dc.titleA contrução da memória do bibliotecários através da linguagem cinematográficapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Maria José Veloso da Costa-
dc.contributor.referee2Senna, Ana Maria-
dc.description.resumoO cinema é uma das linguagens mais relevantes do século XX e continua a exercer considerável influência na contemporaneidade. As obras cinematográficas possuem uma capacidade de atingir diferentes públicos, nas mais diversas esferas sociais. Partindo dessa hipótese, utilizaremos os conceitos adotados pelo filósofo Mikhail Bakhtin acerca de gêneros do discurso, polifonia e dialogismo. Compreendemos a linguagem cinematográfica como um gênero discursivo contemporâneo, o que nos leva a entender o cinema como um instrumento constituidor de memória e de representações sociais. Deste modo, este trabalho tem o objetivo de verificar como a memória do bibliotecário é construída na diegese narrativa do cinema. Observaremos a relação dessas representações com a memória construída acerca desse profissional pelo cinema, focando na observação de constituição ou não de estereótipos na profissão de bibliotecário, pois compreendemos os estereótipos como construções sociais deturpadas, mas próximas de como o meio social e o inconsciente coletivo percebem o outro. Para atingirmos o objetivo proposto selecionamos três obras cinematográficas, onde utilizaremos como metodologia a análise de conteúdo proposta por Vannoye e Goliot-Lété, que consiste em decompor elementos do filme com o intuito de observar as construções de memória e sentidos advindas do enunciado fílmico. Os filmes selecionados foram: Baladas em NY, Universidade Monstros e A Múmia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AnaLuiza.pdf747.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.