Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/16211
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pires, Julie de Araujo | - |
dc.contributor.author | Albuquerque, Raíssa Joanna Vítola | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-10T14:09:13Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:52Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-25 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Raíssa Joanna Vítola. Manifeste: uma visão da autopublicação como facilitadora de ideias e diálogos. 2021. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) Escola de Belas Artes – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16211 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Autopublicação | pt_BR |
dc.subject | Oficina | pt_BR |
dc.subject | Processos criativos | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.subject | Subjetivo | pt_BR |
dc.subject | Design como ferramenta | pt_BR |
dc.title | Manifeste: uma visão da autopublicação como facilitadora de ideias e diálogos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Em uma sociedade acelerada que coloca o tempo como mercadoria, o sujeito sensível acaba por alienar-se de si, de seu trabalho e das possibilidades do proces-so de criação como maturação e crescimento. Buscando o resgate da sensibili-dade e vulnerabilidade para reagir ao mundo, esse trabalho traz a percepção da publicação alternativa como meio de autoexpressão, questionamento social e experimentação criativa – conceitual e da forma – , buscando investigar os processos de elaboração subjetiva através da autopublicação e seus horizontes exploráveis. A partir da bibliografia levantada e visando investigar a publicação como espaço de diálogo e empoderamento, foram realizadas três oficinas remotas, buscando perceber a autopublicação e os processos manuais como facilitadores da ordenação criativa dos grupos e participantes envolvidos, retomando o exercício de elaboração como valor acima do produto final. Para facilitar o processo das oficinas e gerar um retorno aos participantes, foi elaborado um Kit Zine, composto por três zines referentes à prática de autopublicar. Ao fim das atividades, buscando sintetizar as percepções e gerar um produto a partir destas, foi desenvolvida uma quarta publicação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL:: | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Comunicação Visual Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RJVAlbuquerque.pdf | 11.8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.