Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16214
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCavalcanti, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.authorCabral, Juliana Sabatino Duarte-
dc.date.accessioned2022-02-10T15:24:34Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:52Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCABRAL, Juliana Sabatino Duarte. Paulo Gagarin (1885-1980), o meio artístico carioca impressionista no início do século XX e a exposição de arte moderna francesa no Palace Hotel em 1928. 2021. 124 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16214-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGagarin, Paulopt_BR
dc.subjectArte modernapt_BR
dc.subjectImpressionismopt_BR
dc.subjectPintura de paisagempt_BR
dc.subjectSéculo XXpt_BR
dc.titlePaulo Gagarin (1885-1980), o meio artístico carioca impressionista no início do século XX e a exposição de arte moderna francesa no Palace Hotel em 1928pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente ensaio buscou identificar e compreender as relações existentes entre a produção pictórica de Paulo Gagarin e o meio artístico carioca do início do século XX. Figura hoje esquecida e pouco estudada na história da arte nacional, foi, no entanto, um personagem conhecido e comentado nos jornais da sua época. Essa pesquisa partiu da leitura de uma reportagem publicada pelo crítico de arte Celso Kelly que, em maio de 1928, escreveu a respeito de uma exposição de pintura moderna francesa nas dependências do Palace Hotel, no Rio de Janeiro. A partir desta situação, iniciou-se uma busca acerca da vida e obra deste artista singular, confrontando sua produção com a de seus contemporâneos participantes do evento. Gagarin, embora não tenha sido aluno de instituições regulares de arte, fez carreira no Brasil e tornou-se um verdadeiro paisagista local. Com ares impressionistas, sua arte foi comparada à de figuras de destaque do movimento dentro e fora do país. Para compreensão do movimento impressionista, recorremos a autores como Giulio Carlo Argan e E. H. Gombrich. Para tratar de questões ligadas ao impressionismo no Brasil, se fez interessante o diálogo com estudos mais recentes, em especial de minha orientadora e professora Ana Maria Tavares Cavalcanti. A pesquisa inclui ainda consulta a periódicos de época, disponibilizados pelo banco de dados da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:História da Arte

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JSDCabral.pdf3.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.