Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16235
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estudo comparativo das unidades curriculares dos cursos de ciências contábeis à luz do currículo mundial de contabilidade
Author(s)/Inventor(s): Marques, Matheus Mendonça
Advisor: Silva, Claudio Marcos Maciel da
Abstract: O presente artigo tem por objetivo investigar as diferenças existentes no currículo adotado por quatro universidades do Rio de Janeiro. Para tanto, se realizou um estudo descritivo pautado na análise de conteúdo alocando as disciplinas obrigatórias de cada instituição em blocos de conhecimento com matérias presentes no Currículo Mundial de Contabilidade proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR. Posteriormente, foi feito uma nova análise com pontuais modificações, averiguando resultados obtidos no bloco sobre Conhecimentos Básicos de Contabilidade e Áreas Afins. Os resultados evidenciam a falta de divergências exacerbadas entre seus currículos. Além disso, demonstrou-se, por comparação, currículos generalistas e com porcentagem de matérias especificas a contabilidade, semelhantes à de outras faculdades já estudadas anteriormente.
Keywords: Gestão universitária
Competitividade
Tomada de decisão
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MARQUES, Matheus Mendonça. Estudo comparativo das unidades curriculares dos cursos de ciências contábeis à luz do currículo mundial de contabilidade. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MMMarques.pdf105.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.