Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16259
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Um estudo bibliométrico dos anais dos principais congressos de contabilidade do Brasil sobre a mensuração a valor justo nos anos de 2013 a 2019
Author(s)/Inventor(s): Machado, Rejane Azevedo
Advisor: Marques, Alessandra de Lima
Abstract: Dos métodos de avaliação patrimonial de ativos e passivos, destaca- se o valor justo, que tem sido um campo fértil de debates e discussões. O objetivo deste trabalho é analisar os artigos sobre o assunto. A partir de uma análise bibliométrica dos artigos apresentados nos principais congressos de contabilidade do Brasil (AdCont, ANPCONT, ENANPAD, USP), no período de 2013 a 2019, que continham a expressão “valor justo” no título, foi verificado que a maioria dos artigos foram apresentados no congresso ANPCONT (50%), seguidos pelo congresso da USP (28,57%). A média apresentada por autores foi de 2,89 por artigo. De acordo com o enfoque temático a grande maioria dos artigos é pela técnica mensuração a valor justo. Referente à influência técnica demonstrou que a preocupação predominante é a qualidade da informação contábil seguida pela análise econômica financeira ou de risco. Foi constatada baixa frequência de demonstração da opinião dos autores, tanto a positiva como a negativa, visto que a grande maioria das pesquisas é de caráter informativo sem a pretensão de esboçar qualquer tipo de opinião sobre a técnica aplicada.
Keywords: Valor justo
IFRS
Comitê de Pronunciamentos Contábeis
Análise bibliométrica
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MACHADO, Rejane Azevedo. Um estudo bibliométrico dos anais dos principais congressos de contabilidade do Brasil sobre a mensuração a valor justo nos anos de 2013 a 2019. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAMachado.pdf264.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.