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http://hdl.handle.net/11422/1625
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Freire Filho, João | - |
dc.contributor.author | Marçal, Talita de Siqueira | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-20T19:54:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:51Z | - |
dc.date.issued | 2007-07-04 | - |
dc.identifier.citation | MARÇAL, Talita de Siqueira. A construção discursiva do conceito de filmes cult. 2007. 120 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1625 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Filmes cult | pt_BR |
dc.subject | Fãs | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.title | A construção discursiva do conceito de filmes cult | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6936704860361247 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lissovsky, Mauricio | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8617902192670705 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Herschmann, Micael Maiolino | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8285658527971096 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Paiva, Raquel | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1075305856036847 | pt_BR |
dc.description.resumo | O rótulo de filmes cult está por todos os lados: das vanguardas cinematográficas ao trash. Sem ater-se a gêneros específicos, o cult contempla comédia, drama, romance, terror e ficção científica. Filmes independentes podem ser cult; blockbusters, também. A proposta deste projeto é refletir sobre a formação discursiva desta elástica categoria crítica e mercadológica. Para isso, realizamos uma investigação teórica, complementada pelo estudo de caso do canal Telecine Cult. Em vez de se estabelecer uma definição fechada e universal do cult, capaz de abarcar toda a diversidade, pretendemos discutir a importância de elementos centrais para o entendimento do fenômeno, tais como o ecletismo, a oposição ao mainstream e a recepção das audiências. Além disso, nos afastamos da tentativa de encontrar regularidades fílmicas, pois não acreditamos em uma essência que conduza, naturalmente, ao status cult. Pelo contrário, defendemos a premissa do cult como um gosto socialmente construído. Enfatizamos o valor de distinção autoproclamado e assumido por esses filmes e por seus fãs, tal como as implicações diferenciadoras produzidas ao se separar filmes cult de não-cult. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
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