Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1625
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dc.contributor.advisorFreire Filho, João-
dc.contributor.authorMarçal, Talita de Siqueira-
dc.date.accessioned2017-03-20T19:54:01Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:51Z-
dc.date.issued2007-07-04-
dc.identifier.citationMARÇAL, Talita de Siqueira. A construção discursiva do conceito de filmes cult. 2007. 120 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1625-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFilmes cultpt_BR
dc.subjectFãspt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.titleA construção discursiva do conceito de filmes cultpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6936704860361247pt_BR
dc.contributor.referee1Lissovsky, Mauricio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8617902192670705pt_BR
dc.contributor.referee2Herschmann, Micael Maiolino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8285658527971096pt_BR
dc.contributor.referee3Paiva, Raquel-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1075305856036847pt_BR
dc.description.resumoO rótulo de filmes cult está por todos os lados: das vanguardas cinematográficas ao trash. Sem ater-se a gêneros específicos, o cult contempla comédia, drama, romance, terror e ficção científica. Filmes independentes podem ser cult; blockbusters, também. A proposta deste projeto é refletir sobre a formação discursiva desta elástica categoria crítica e mercadológica. Para isso, realizamos uma investigação teórica, complementada pelo estudo de caso do canal Telecine Cult. Em vez de se estabelecer uma definição fechada e universal do cult, capaz de abarcar toda a diversidade, pretendemos discutir a importância de elementos centrais para o entendimento do fenômeno, tais como o ecletismo, a oposição ao mainstream e a recepção das audiências. Além disso, nos afastamos da tentativa de encontrar regularidades fílmicas, pois não acreditamos em uma essência que conduza, naturalmente, ao status cult. Pelo contrário, defendemos a premissa do cult como um gosto socialmente construído. Enfatizamos o valor de distinção autoproclamado e assumido por esses filmes e por seus fãs, tal como as implicações diferenciadoras produzidas ao se separar filmes cult de não-cult.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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