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dc.contributor.advisorBufoni, André Luiz-
dc.contributor.authorVelasquez, Roberta-
dc.date.accessioned2022-02-15T11:08:01Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:53Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationVELASQUEZ, Roberta. Análise sobre o impacto do eSocial nas empresas de assessoria contábil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16260-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGoverno Eletrônicopt_BR
dc.subjectImpactospt_BR
dc.subjectEscritórios contábeispt_BR
dc.titleAnálise sobre o impacto do eSocial nas empresas de assessoria contábilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7894043099377479pt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetiva identificar os impactos causados pela implantação eSocial, nas empresas de assessoria contábil, buscando analisar os pontos de resistência e demais dificuldades causadas pela implantação do sistema, além das vantagens por ele proporcionadas. A fim de alcançar o objetivo proposto, foi aplicado um questionário à amostra de 121 (cento e vinte e um) profissionais que trabalham em empresas de assessoria contábil e possuem conhecimentos a respeito do e-Social. A partir da análise dos resultados, foi possível constatar que para a adequação ao eSocial, a maioria das empresas entrevistadas teve custos com a aquisição de novos equipamentos, software e disponibilização de treinamentos aos profissionais. O estudo indicou que 93% de todos os participantes acreditam que o treinamento foi essencial para trabalhar com a ferramenta eSocial. Os resultados também apontaram que 68% das empresas participantes relataram estar despreparadas quanto ao envio dos dados ao novo módulo de saúde e segurança do trabalho (SST) ao e-Social. Mediante pesquisa realizada, concluiu-se que a resistência à mudança cultural pelas empresas e principalmente pelos clientes, é um dos maiores desafios ainda vividos pelos usuários do eSocial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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