Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16299
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Promovendo uma rede de apoio e cuidados para a saúde da mulher e criança: criação de um projeto e grupo de apoio presencial e virtual
Author(s)/Inventor(s): Fonseca, Thamiris do Santos Marques Lins
Advisor: Braga, Fernanda Amorim de Morais Nascimento
Co-advisor: Christoffel, Marialda Moreira
Abstract: Introdução: O aleitamento materno traz vantagens para mãe, bebê e família, proporcionando melhores condições de crescimento e redução da mortalidade infantil. A Unidade Básica de Saúde (UBS) consolida uma importante entrada para a promoção do aleitamento materno realizando, promoção da saúde e compartilhamento dos conhecimentos a cerca da amamentação. Objetivo: Relatar a experiência no processo de construção e implementação do projeto de extensão voltado para a promoção do aleitamento materno. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre a criação, implantação e avaliação do projeto de extensão, após ações vivenciadas por alunos e professores com promoção de uma rede de apoio para aleitamento materno e cuidados para a saúde da mulher e criança na UBS. Por meio desse conhecimento, houve a criação deste novo projeto, que contou com a participação das alunas da Universidade Federal do Rio De Janeiro (Campus Macaé) dos cursos da área da saúde, professores da UFRJ, equipe das UBS membros do projeto e público-alvo. Realizou-se rodas de conversas presenciais ou virtuais, cujo o foco foi diálogos sobre saúde da mulher, gestação e amamentação. Houve a geração de materiais gráficos digitais (pequenos vídeos, folder e outros), para a promoção do aleitamento materno, aconselhamento coletivo e atualização teórica e prática das equipes de saúde das UBS e para os participantes, mulheres, acompanhantes e familiares. Resultados: Foram realizadas cinco rodas públicas, onde os encontros presenciais ou virtuais ocorreram uma vez ao mês, cuja adesão foi livre. No qual a população atendida foi majoritariamente feminina, o ambiente era receptivo para o esclarecimento de dúvidas, orientações e compartilhamento de experiências proporcionando aos alunos atuarem como promotores do aleitamento materno. E das principais dúvidas que surgiram, as mais frequentes foram sobre manejo clínico. Conclusão: A criação desse projeto reforça a importância do apoio da extensão universitária para os serviços de saúde e as ações prestadas para a população. Por meio deste grupo foram realizadas atividades de forma humanizada, no qual o propósito foi a promoção e incentivo ao aleitamento materno.
Keywords: Aleitamento materno
Promoção da saúde
Saúde da criança
Saúde da mulher
Breast feeding
Health promotion
Women's health
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Production unit: Instituto de Enfermagem
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 8-Jun-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Embargado
Citation: FONSECA, Thamiris do Santos Marques Lins. Promovendo uma rede de apoio e cuidados para a saúde da mulher e criança: criação de um projeto e grupo de apoio presencial e virtual. 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021.
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TSMLFonseca.pdf776.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.