Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16306
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Blaesoxipha Loew, 1861 (Diptera, Sarcophagidae) do Centro-oeste brasileiro: novos registros, descrição de uma nova espécie e redescrição de B. convena (Reinhard)
Author(s)/Inventor(s): Martins, Juliana Machado
Advisor: Patiu, Cátia Antunes de Mello
Abstract: A Classe Insecta é o grupo animal mais diverso do planeta, com surgimento estimado há pelo menos 400 milhões de anos. Ainda hoje são encontradas muitas espécies novas de insetos a todo o momento e, mesmo assim, registros de todas as espécies de insetos existentes estão longe de serem alcançados. A Ordem Diptera, composta por moscas e mosquitos, é uma das ordens megadiversas de insetos e nela está incluída a Família Sarcophagidae. Blaesoxipha Loew, 1861 é um gênero de Sarcophaginae com distribuição em todo mundo, composto atualmente por 244 espécies, e nele são reconhecidos dez subgêneros. Dentre as 77 espécies registradas na Região Neotropical, 23 ocorrem no Brasil. O estudo de material procedente dos estados do Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS) coletados através do Projeto Temático SISBIOTA Diptera (FAPESP/CNPq), resultou em um novo registro para o Brasil, cinco novos registros para a região centro-oeste e a identificação de uma espécie nova, Blaesoxipha (Thephromyia) arara nov. sp., que é aqui descrita e comparada com B. (T.) convena (Reinhard, 1947), cuja terminália é também redescrita. Ilustrações de todas as espécies identificadas são também fornecidas.
Keywords: Dípteros
Classificação
Sarcofagídeos
Biodiversidade
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA::TAXONOMIA DOS GRUPOS RECENTES
Production unit: Instituto de Biologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 11-Dec-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MARTINS, Juliana Machado. Blaesoxipha Loew, 1861 (Diptera, Sarcophagidae) do Centro-oeste brasileiro: novos registros, descrição de uma nova espécie e redescrição de B. convena (Reinhard). 2017. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JMMartins.pdf1.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.