Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16311
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dc.contributor.advisorLeite, Helder Camilo-
dc.contributor.authorAraujo, Aline de Carvalho Coelho-
dc.date.accessioned2022-02-18T19:00:48Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:53Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationARAÚJO, Aline de Carvalho Coelho. Percepção dos enfermeiros sobre comunicação com pacientes com deficiência auditiva: estudo descritivo. 2019. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Saúde Perinatal) - Maternidade Escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16311-
dc.description.abstractIntroduction: Communication is defined as a process of dialogues, where share ideas, messages, emotions and feelings. In health care, through effective communication, it is possible to identify, recognize and resolve customer needs in a comprehensive and humanized way. As a strategy of communication, the spoken language is the best known, being the means of transmission of information most used by people today, but there are other factors that do not depend on auditory perception for this communication to be effective, highlighting the difficulties and barriers encountered in deaf communication in the face of disability auditory as it will not fit within the communication standards considered normal for human. Objective: to analyze the perception of nurses in relation to the assistance to deaf or hard of hearing patients. Methodology: this is a exploratory, descriptive research, with a qualitative approach, developed in the Rooming at the Maternity School of the Federal University of Rio de Janeiro (ME-UFRJ). The study participants were 12 nurses allocated in the sector of rooming-in who answered a questionnaire containing 17 questions. Results: 3 categories were found that were discussed throughout the article: 1- Nurses' knowledge about LIBRAS, 2-Communication and relationship with a deaf or hearing impaired patient and 3-Training of nurses by the institution in relation to assistance to deaf or hearing impaired patients. Conclusion: the training of health professionals to serve this part of the population would be extremely important to establish links with these patients and giving them the right constituted by the SUS to receive assistance in a universal, integral and mainly with equity, thus making assistance more humanized, safe and quality.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência auditivapt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectComunicação em saúdept_BR
dc.subjectLinguagem de sinaispt_BR
dc.subjectPersons with hearing impairmentsen
dc.subjectNursingen
dc.subjectHealth communicationen
dc.subjectSign languageen
dc.titlePercepção dos enfermeiros sobre comunicação com pacientes com deficiência auditiva: estudo descritivopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4373616169953159pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1212131945553211pt_BR
dc.contributor.referee1Nery, Suzana do Couto Mendes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4472972676918495-
dc.contributor.referee2Davies, Wendy Hellen-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2682984110330313pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: A comunicação é definida como um processo de diálogos, onde se compartilham ideias, mensagens, emoções e sentimentos. Na assistência em saúde, através de uma comunicação efetiva, é possível identificar, reconhecer e resolver as necessidades dos clientes de forma integral e humanizada. Como estratégia de comunicação, a língua falada é a mais conhecida, sendo o meio de transmissão de informação mais usada pelas pessoas no dia de hoje, porém existem outros fatores que não dependem da percepção auditiva para que essa comunicação seja eficaz, destacando as dificuldades e as barreiras encontradas na comunicação surda diante da deficiência auditiva já que não irá se encaixar dentro dos padrões de comunicação considerado normal para o ser humano. Objetivo: analisar a percepção dos enfermeiros em relação à assistência aos pacientes surdos ou deficientes auditivas. Metodologia: trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, desenvolvido no Alojamento Conjunto da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ME-UFRJ). Os participantes do estudo foram 12 enfermeiros alocados no setor do alojamento conjunto que responderam um questionário contendo 17 perguntas. Resultados: foram encontrados 3 categorias que foram discutidas ao longo do artigo:1) O conhecimento dos enfermeiros sobre LIBRAS, 2) Comunicação e relacionamento com um paciente surdo ou deficiente auditivo e 3) Capacitação dos enfermeiros pela instituição em relação à assistência as pacientes surdas ou deficiência auditiva. Conclusão: a capacitação dos profissionais de saúde para atender essa parte da população seria de extrema importância para que venha ser estabelecido vínculos com essas pacientes e dando a elas o direito constituído pelo SUS de receber uma assistência de maneira universal, integral e principalmente com equidade tornando assim uma assistência mais humanizada, segura e de qualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMaternidade Escolapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Residência Multiprofissional em Saúde Perinatalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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