Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16318
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLencastre, Kedma Grasielle Sousa da Silva-
dc.contributor.authorBitencourt, Gabriela Apolinário Padron-
dc.date.accessioned2022-02-21T13:36:51Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:54Z-
dc.date.issued2016-11-30-
dc.identifier.citationBITENCOURT, Gabriela Apolinário Padron. Jogos no ensino de biologia: importância e desafios na visão do formando. 45 f. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16318-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectJogos e brinquedospt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMateriais de ensinopt_BR
dc.subjectDisciplinas das ciências biológicaspt_BR
dc.titleJogos no ensino de biologia: importância e desafios na visão do formandopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7728514414122060pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Francisco, Acácio Ivo-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3040847025076653pt_BR
dc.contributor.advisorCo2Diaz, Rodrigo dos Santos-
dc.contributor.advisorCo2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8040337134738535pt_BR
dc.contributor.referee1Francisco, Acácio Ivo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3040847025076653pt_BR
dc.contributor.referee2Diaz, Rodrigo dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8040337134738535pt_BR
dc.description.resumoOs jogos didáticos são jogos que possuem bases educacionais e objetivos específicos de acordo com o assunto tratado. Atualmente eles têm sido frequentemente utilizados como complemento a aula tradicional, a fim de atrair o interesse dos alunos e permitir-lhes maior atuação no processo ensino-aprendizagem. Os jogos utilizados no ensino de biologia tem função de introduzir e apresentar conteúdos de forma mais clara e dinâmica para que os alunos possam melhor absorver e compreender determinados conceitos e processos. No entanto, a criação, adaptação, e aplicação de jogos em sala de aula não é tão simples e necessita de atenção e dedicação por parte do professor. Por isso, o presente trabalho visa analisar os desafios enfrentados pelos formandos de Licenciatura em Ciências Biológicas neste processo. Estes alunos são formandos no semestre de 2016/2 do curso acima citado, que é oferecido pela UFRJ através do consórcio CEDERJ, no polo de Angra dos Reis. A metodologia utilizada para realização deste trabalho foi a aplicação de um questionário enviado aos formandos por e-mail. A partir desses dados, foram analisados o perfil dos formandos, e suas opiniões e experiências quanto ao processo de aplicação de jogos no ensino de ciências biológicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GAPBitencourt.pdf331.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.