Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/16318
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lencastre, Kedma Grasielle Sousa da Silva | - |
dc.contributor.author | Bitencourt, Gabriela Apolinário Padron | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-21T13:36:51Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:54Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-30 | - |
dc.identifier.citation | BITENCOURT, Gabriela Apolinário Padron. Jogos no ensino de biologia: importância e desafios na visão do formando. 45 f. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16318 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Jogos e brinquedos | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Materiais de ensino | pt_BR |
dc.subject | Disciplinas das ciências biológicas | pt_BR |
dc.title | Jogos no ensino de biologia: importância e desafios na visão do formando | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7728514414122060 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Francisco, Acácio Ivo | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3040847025076653 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo2 | Diaz, Rodrigo dos Santos | - |
dc.contributor.advisorCo2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8040337134738535 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Francisco, Acácio Ivo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3040847025076653 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Diaz, Rodrigo dos Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8040337134738535 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os jogos didáticos são jogos que possuem bases educacionais e objetivos específicos de acordo com o assunto tratado. Atualmente eles têm sido frequentemente utilizados como complemento a aula tradicional, a fim de atrair o interesse dos alunos e permitir-lhes maior atuação no processo ensino-aprendizagem. Os jogos utilizados no ensino de biologia tem função de introduzir e apresentar conteúdos de forma mais clara e dinâmica para que os alunos possam melhor absorver e compreender determinados conceitos e processos. No entanto, a criação, adaptação, e aplicação de jogos em sala de aula não é tão simples e necessita de atenção e dedicação por parte do professor. Por isso, o presente trabalho visa analisar os desafios enfrentados pelos formandos de Licenciatura em Ciências Biológicas neste processo. Estes alunos são formandos no semestre de 2016/2 do curso acima citado, que é oferecido pela UFRJ através do consórcio CEDERJ, no polo de Angra dos Reis. A metodologia utilizada para realização deste trabalho foi a aplicação de um questionário enviado aos formandos por e-mail. A partir desses dados, foram analisados o perfil dos formandos, e suas opiniões e experiências quanto ao processo de aplicação de jogos no ensino de ciências biológicas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GAPBitencourt.pdf | 331.59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.