Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16346
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPougy, Lília Guimarães-
dc.contributor.authorCosta, Cecília Maria Valter-
dc.date.accessioned2022-02-25T13:54:49Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:55Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationCOSTA, Cecília Maria Valter. O serviço social no campo da saúde materna: o caso da Maternidade Escola. 2007. 31 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Saúde Materno Infantil, Maternidade Escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16346-
dc.description.abstractThis work arises from my experience as a Social Work intern and, later, as a professional at the Maternity-School of the Federal University from Rio de Janeiro and student of the specialization course in Comprehensive Health Care Mother and Child of this institution. Based on this experience, I contrast the Social Service work plan that was in force for almost two decades in relation to the current one that was prepared in January of 2007 after the change in sector coordination. The current challenge of Social Work is to have its action articulated to the professional ethical-political project in the face of the conjuncture of dismantling of social policies under the neoliberal ideology. This scenario brings demands for constant professional qualification to be able to create strategies and work proposals in line with to the principles consolidated in the code of professional ethics. Initially, I trace the trajectory of construction of the object of study from concerns arising from the experience as an intern and social worker. Afterwards, I present a brief presentation of Maternidade-Escola and the social in this institution. In chapter |, I present historical and political elements about Social Work and its relationship with social policies. In chapter II, I highlight considerations about women's health care in the context of the Unified Health System and the Comprehensive Health Care Program of Woman. In chapter III, I discuss the work plans, pointing out central elements in relation to the theoretical conception and the context of carrying out both. Finally, the final considerations with the advances of the Social Service sector and the challenges for the materialization of intervention proposals connected to the professional ethical-political project.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.subjectPolíticas sociaispt_BR
dc.subjectAssistência integral à saúde da mulherpt_BR
dc.subjectÉtica profissionalpt_BR
dc.subjectSocial Workpt_BR
dc.subjectSocioeconomic factorspt_BR
dc.subjectComprehensive health carept_BR
dc.subjectEthics, professionalpt_BR
dc.titleO serviço social no campo da saúde materno: o caso da Maternidade-escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8604484296885309pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8167755160966740pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho surge a partir da minha vivência como estagiária de Serviço Social e, posteriormente, como profissional na Maternidade-Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro e aluna do curso de especialização em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil desta instituição. Com base nesta experiência, contrasto o plano de trabalho do Serviço Social que vigorou por quase duas décadas em relação ao atual que foi elaborado em janeiro de 2007 após a mudança da coordenação do setor. O desafio atual do Serviço Social é ter sua atuação articulada ao projeto éticopolítico profissional em face da conjuntura de desmonte das políticas sociais sob o ideário neoliberal. Este cenário traz exigências de constante qualificação profissional para que tenha condições de criar estratégias e propostas de trabalho em consonância aos princípios consolidados no código de ética profissional. Inicialmente, traço a trajetória de construção do objeto de estudo a partir de inquietações oriundas da experiência como estagiária e assistente social. Posteriormente discorro uma breve apresentação da Matemidade-Escola e o Serviço Social nessa instituição. No capítulo |, apresento elementos históricos e políticos sobre o Serviço Social e sua relação com as políticas sociais. No capítulo Il, destaco considerações acerca da assistência à saúde da mulher no contexto do Sistema Único de Saúde e do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher. No capítulo Ill, realizo um debate sobre os planos de trabalho, apontando elementos centrais em relação à concepção teórica e o contexto de realização de ambos. Por fim, as considerações finais com os avanços do setor de Serviço Social e os desafios para que se materializem propostas de intervenção conectada ao projeto éticopolítico profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMaternidade Escolapt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CMVCosta.pdf8.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.