Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16350
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLima, Thiago Gomes de-
dc.contributor.authorSilva, Victória Fernandes da-
dc.date.accessioned2022-03-03T13:39:28Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:52Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, Victória Fernandes da. Business inteligence enquanto instrumento para o suporte à gestão estratégica: estudo de caso numa empresa do setor de óleo e gás. 2021. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16350-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectBusiness inteligenceen
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectÓleo e gáspt_BR
dc.subjectIndústria petroquímicapt_BR
dc.subjectStrategic planningen
dc.subjectOil and gasen
dc.titleBusiness inteligence enquanto instrumento para o suporte à gestão estratégica: estudo de caso numa empresa do setor de óleo e gáspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9619275258304148pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9617350728403575pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Janaína Sant’Anna Gomide-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7073790805586544pt_BR
dc.contributor.referee2Blanco, Bruno Baptista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2349997593635989pt_BR
dc.description.resumoO volume de dados gerados nas atividades da indústria petrolífera tem aumentado de maneira exponencial nos últimos anos, devido à digitalização dos processos para ganho de agilidade. Contudo, a utilização desses de maneira estruturada ainda é baixa e, portanto, representa um desafio para as empresas alcançarem a tão desejada transformação digital. Nesse sentido, a presente monografia objetiva analisar a aplicação do Business Intelligence enquanto ferramenta de suporte à gestão estratégica, de modo a fornecer informações baseadas em dados aos tomadores de decisão da empresa estudada. Para isso, adotou-se a metodologia de estudo de caso realizado numa empresa do setor de óleo e gás. Os resultados com a utilização do Power Bi ©, contemplando os principais indicadores para a gestão do planejamento estratégico fundamentado na metodologia Hoshin Kanri, apontaram um ganho de produtividade na gestão das iniciativas estratégicas. Ainda, possibilitou o alinhamento de todos os níveis da organização, através da disponibilização das informações de maneira simples, visual e em tempo real. Este trabalho foi considerado benchmarking nacional dentro da corporação, destacando o Business Intelligence como um potencial para o aprimoramento de outros processos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Politécnicopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::PLANEJAMENTO, PROJETO E CONTROLE DE SISTEMAS DE PRODUCAOpt_BR
dc.embargo.terms180 diaspt_BR
Appears in Collections:Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VFSilva.pdf2.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.