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dc.contributor.advisorCoutinho, Eduardo Granja-
dc.contributor.authorEsteves, Phellipe Marcel da Silva-
dc.date.accessioned2017-03-22T17:41:47Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:53Z-
dc.date.issued2007-07-04-
dc.identifier.citationESTEVES, Phellipe Marcel da Silva. Por um serviço público de comunicação social: uma prática duplamente comunitária entre educação e comunicação. 2007. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1637-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação socialpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titlePor um serviço de comunicação social: uma prática duplamente comunitária entre educação e comunicaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2650649315934001pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Rodrigo Torquato da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0217292747013858pt_BR
dc.contributor.referee2Cruz, Lucia Maria Marcellino de Santa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0078280390470503pt_BR
dc.description.resumoRaramente se entende política pública de comunicação como o conjunto de decisões governamentais relacionadas às práticas de comunicação social que possam levar a cabo um serviço, de fato, ao cidadão. Sobre os investimentos estatais em comunicação, algo ainda mais sério acontece: eles se dão basicamente no sentido da propaganda institucional do ente federado, como se esta fosse a única alternativa midiática para gasto público. Este trabalho procura aprimorar um viés da política pública de comunicação voltada ao serviço público no seu sentido estrito, objetivando a promoção da cidadania, da democracia e da justiça social. Para tal, buscouse uma área na qual a Comunicação Social pudesse ser acolhida e em que colaborasse diretamente. Por ser, também, uma instância de mediação social e por similaridades a serem tratadas no trabalho, a educação pública foi escolhida, e um segmento de seus usuários, segmentado: pré-adolescentes. É exatamente essa a fase, segundo a psicanálise, em que as crianças silenciam sua criatividade por conta da entrada no mundo adulto. Por meio do incentivo à voz desse grupo e através de estratégias comunitárias inseridas nas escolas, é possível que duas transformações possam se dar: a maior aceitação do conteúdo formal dos colégios e o nãosilenciamento — posterior estagnação — da inventividade dos pré-adolescentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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