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dc.contributor.advisorCosta, Tatiane Cruz Leal-
dc.contributor.authorKurban, Ana Laura-
dc.date.accessioned2022-03-21T00:08:39Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:58Z-
dc.date.issued2018-07-05-
dc.identifier.citationKURBAN, Ana Laura. As representações de juventude e masculinidade através da carreira do ídolo teen Justin Bieber. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16498-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCelebridadespt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.subjectBieber, Justin, 1994-pt_BR
dc.titleAs representações de juventude e masculinidade através da carreira do ídolo teen Justin Bieberpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Tomaz, Renata Cristina de Oliveira-
dc.contributor.referee2Assunção, Diego Paleólogo-
dc.description.resumoEsse trabalho pretende investigar os discursos de juventude e masculinidade predominantes na mídia, especificamente através dos textos e imagens propagados através da carreira do cantor pop Justin Bieber. O estudo acerca do conceito de celebridade, contextualizado pelas obras de Edgard Morin, Daniel Boorstin, Graeme Turner e Paul Hollander, elucida como se configuram as estratégias que promovem o sujeito ao posto de estrela e o acomodam no imaginário do público. Nesse sentido, a fabricação midiática dos ídolos das massas sob a lógica da indústria cultural revela os artifícios que possibilitam o processo de elevação do valor simbólico de uma figura, e, consequentemente, a ritualização de suas práticas. Baseado em variados artefatos midiáticos, especialmente letras e videoclipes, Justin Bieber estabelece a transição de sua imagem e altera a percepção da cena pública sobre ele, passando a ser visto como homem ao abandonar os padrões de conduta tidos como pertencentes ao universo juvenil. No presente trabalho, a partir dos conceitos de juventude e masculinidade, busca-se compreender o enaltecimento de determinados padrões de comportamento, relativos ao que significa ser jovem e crescer, sugerido pelo posicionamento do ídolo teen na esfera midiática. A análise realizada nesta monografia reconhece que a construção de uma celebridade, principalmente na era do consumo, procura atender às demandas da sociedade a fim de perpetuar modelos subjetivos favoráveis à indústria mercadológica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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