Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16500
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMaciel, Kátia Augusta-
dc.contributor.authorMello, Ana Amaral Ribeiro Cordeiro de-
dc.date.accessioned2022-03-21T00:33:41Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:58Z-
dc.date.issued2018-01-01-
dc.identifier.citationMELLO, Ana Amaral Ribeiro Cordeiro de. #Gratidão: um experimento satírico acerca da construção de identidades seletivas nas redes sociais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16500-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.title#Gratidão: um experimento satírico acerca da construção de identidades seletivas nas redes sociaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Amaral, Marcio Tavares d'-
dc.contributor.referee2Fernandez Júnior, Fernando Ewerton-
dc.description.resumoO trabalho aqui proposto consiste na produção de vídeos curtos, para o Instagram, cuja temática gira em torno da hashtag “gratidão”, modismo atual das redes sociais que representa, de certa forma, uma busca dos usuários por paz e autoconhecimento. Entretanto, através de uma percepção pessoal, foi visto que são construídas nas redes identidades que não correspondem com os comportamentos na vida real, o que se justifica pela falsa sensação de pertencimento ali encontrada. Tais ideias se confirmaram através de autores como Zygmunt Bauman, Henry Jenkins, Manuel Castells e Sherry Turkle. A perspectiva satírica e irônica, escolhida para o produto, foge da convencional quanto se trata da temática. Estipulou-se para o experimento o limite do uso de apenas um smartphone para o processo produtivo, uma vez que nas redes sociais o mais comum é a disponibilidade de pouco tempo e o mínimo de equipamentos quanto for possível.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Radialismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMello.pdf644.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.