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dc.contributor.advisorCarvalho, Ana Paula de-
dc.contributor.authorCosta, Maria Julia Fróes e-
dc.date.accessioned2022-03-22T15:19:09Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:59Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCOSTA, Maria Julia Frões. Daguerreótipo, ambrótipo e ferrótipo: experiência no projeto de conservação do conjunto de fotografias especiais do Museu Histórico Nacional. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16521-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectProcessos de conservaçãopt_BR
dc.titleDaguerreótipo, ambrótipo e ferrótipo: experiência no projeto de conservação do conjunto de fotografias especiais do Museu Histórico Nacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Baruki, Sandra Cristina Serra-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo apresentar a experiência da autora no projeto de conservação do conjunto de fotografias especiais do Arquivo Histórico Fotográfico do Museu Histórico Nacional. No trabalho estão descritos os processos de conservação adotados em quatro itens do acervo, bem como a história dos processos e sua preservação. O projeto a que esta monografia faz referência teve como objetivo analisar o estado de conservação e tratar oitenta e três objetos fotográficos dos mais diversos processos, incluindo os 02 daguerreótipos, 01 ambrótipo e 01 ferrótipo analisados neste trabalho e foi realizado pela equipe de especialistas contratada pelo Museu da qual a autora fez parte como assistente de conservação. O texto é dividido em quatro etapas: contextualização histórica do objeto; diagnóstico, visando apresentar o estado de conservação e os principais problemas da peça, relacionando-os com a literatura do campo; apresentação do tratamento adotado e o resultado final, ressaltando a importância do tratamento de conservação para sua preservação. Segundo Hendriks (1995), o tratamento de conservação e restauro tem dois objetivos centrais que são estabilização do objeto e melhoria de sua aparência (HENDRIKS, 1995, p. 628). O acervo tratado desenvolveu sérios problemas de estabilidade ao longo do tempo, precisando de um tratamento interventivo para sua preservação. É extremamente importante para estes objetos fotográficos que se mantenham limpos e devidamente protegidos (HENDRIKS, 2007, p. 2). Todo o processo de conservação levou em consideração a funcionalidade do objeto, respeitando sua historicidade. Os procedimentos foram definidos, realizados e/ou supervisionados pelas conservadoras responsáveis pela coordenação do projeto, Sandra Cristina Serra Baruki1 e Márcia Mello2pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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