Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/16582
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carvalho, Frederico | - |
dc.contributor.author | Marangoni, Tábita Duarte de Faria | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-28T14:12:46Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:25Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | MARANGONI, Tábita Duarte de Faria. Terra nua horizontes na pintura. 2022. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pintura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16582 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Solo | pt_BR |
dc.subject | Paisagem | pt_BR |
dc.subject | Meio Ambiente | pt_BR |
dc.subject | Erosões | pt_BR |
dc.title | Terra nua horizontes na pintura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa a partir de repensar o conceito de paisagem trilha um caminho para a reflexão sobre seu gênero na pintura contemporânea com foco nas erosões do solo em consequência das alterações climáticas. O objeto investigado, o solo, ao perder as estruturas que o compõem oferece uma temática problemática por ser um dos mais importantes recursos naturais do planeta, em processo de degradação. A contemplação está diante destas descomposições, um sinal dos tempos acelerados do Antropoceno. Elas capturaram o olhar pelo deslumbramento da beleza da cor e concomitantemente há um descontentamento via contradição da destruição. Em diferentes graus, estes esvaziamentos de terra são registros de uma paisagem natural da própria dinâmica do planeta, porém a promoção acelerada do desequilíbrio desta remoção é intensificada por ações antrópicas. Este projeto se dedica a representar um estudo teórico e com representação visual baseado na observação do solo nu, unido à vegetação, céus e águas, o conjunto da simbiose necessário à subsistência humana. Este trabalho se divide em três partes: a conceituação de paisagem, as questões do solo estudado por ciência e arte e os processos pictóricos e desenvolvimento de pesquisa pictórica própria. Nesta última são ordenadas as produções de pintura de paisagem em óleo e acrílica sobre tela. Uma janela dos horizontes, as paisagens de erosões representam uma locução entre memória e tempo, duas palavras para contar uma mesma coisa unidas ao sentimento da artista em relação à preservação e entendimento de paisagem, natureza e sua própria linguagem plástica desenvolvida. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pintura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TDFMarangoni.pdf | 3.71 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.