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dc.contributor.advisorAmorim, Marcel Alvaro de-
dc.contributor.authorSantos, Maxwell Souza dos-
dc.date.accessioned2022-03-28T19:53:03Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:25Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16591-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectTextos literáriospt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médiopt_BR
dc.titleLetramentos (des)legitimados e reexistências possíveis no Enem: uma análise dialógica de questões com textos literáriospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3847631843846476pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1259887658757583pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Débora Ventura Klayn-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8931676960688601pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa surgiu das experiências com pesquisas realizadas no âmbito do grupo Práticas de Letramento e Ensinagem de Línguas e Literaturas (PLELL), orientadas pelo Professor Dr. Marcel Alvaro de Amorim e financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo deste trabalho é analisar a parte de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que faça uso de textos literários. Considera-se as edições de 2018, 2019 e 2020 e, principalmente, as questões com temáticas de cunho social específicas. Busca-se, então, averiguar a (des)legitimação das práticas de letramentos literários e dos letramentos literários de reexistência, entendendo que esse exame admissional se constrói a partir dos documentos educacionais que trazem em seus discursos diálogos com os estudos de letramentos. De maneira dialógica, esse trabalho evoca um conjunto de reflexões sobre exame de seleção para o ensino superior, as especificidades do Enem e a presença da literatura nesta prova, além disso, tecemos interações acadêmicas com os estudos dos letramentos literários. Essa pesquisa se descreve como qualitativa e de caráter documental, de modo a utilizar como instrumento analítico a Análise Dialógica do Discurso. Os resultados sugerem uma aproximação das questões analisadas, em alguns momentos, do que se defende como prática de letramentos literários e letramentos literários de reexistência, no entanto, em outros momentos, há um distanciamento dessas acepções. Evidencia-se, sobretudo, pouca profundidade quanto ao tratamento da dimensão estética e das especificidades dos textos literários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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