Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/16591
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Amorim, Marcel Alvaro de | - |
dc.contributor.author | Santos, Maxwell Souza dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-28T19:53:03Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:25Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16591 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Textos literários | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | Letramentos (des)legitimados e reexistências possíveis no Enem: uma análise dialógica de questões com textos literários | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3847631843846476 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1259887658757583 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nascimento, Débora Ventura Klayn | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8931676960688601 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa surgiu das experiências com pesquisas realizadas no âmbito do grupo Práticas de Letramento e Ensinagem de Línguas e Literaturas (PLELL), orientadas pelo Professor Dr. Marcel Alvaro de Amorim e financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo deste trabalho é analisar a parte de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que faça uso de textos literários. Considera-se as edições de 2018, 2019 e 2020 e, principalmente, as questões com temáticas de cunho social específicas. Busca-se, então, averiguar a (des)legitimação das práticas de letramentos literários e dos letramentos literários de reexistência, entendendo que esse exame admissional se constrói a partir dos documentos educacionais que trazem em seus discursos diálogos com os estudos de letramentos. De maneira dialógica, esse trabalho evoca um conjunto de reflexões sobre exame de seleção para o ensino superior, as especificidades do Enem e a presença da literatura nesta prova, além disso, tecemos interações acadêmicas com os estudos dos letramentos literários. Essa pesquisa se descreve como qualitativa e de caráter documental, de modo a utilizar como instrumento analítico a Análise Dialógica do Discurso. Os resultados sugerem uma aproximação das questões analisadas, em alguns momentos, do que se defende como prática de letramentos literários e letramentos literários de reexistência, no entanto, em outros momentos, há um distanciamento dessas acepções. Evidencia-se, sobretudo, pouca profundidade quanto ao tratamento da dimensão estética e das especificidades dos textos literários. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MSSantos.pdf | 808.28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.