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dc.contributor.advisorCosta, Cristiane Henriques-
dc.contributor.authorLopes, Carla Caroline Damasceno-
dc.date.accessioned2022-03-29T20:55:38Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:25Z-
dc.date.issued2018-01-01-
dc.identifier.citationLOPES, Carla Caroline Damasceno. Meus cachos, minhas regras: o papel das redes sociais no reposicionamento das marcas de cosméticos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16596-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCuidado com cabelopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectCosméticospt_BR
dc.subjectMarcaspt_BR
dc.titleMeus cachos, minhas regras: o papel das redes sociais no reposicionamento das marcas de cosméticospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Mônica Machado-
dc.contributor.referee2Costa, Tatiane Cruz Leal-
dc.description.resumoEste trabalho pretende demonstrar de que forma as discussões nas redes sociais sobre o fim da ditadura do alisamento e a valorização do cabelo crespo influenciaram as empresas do setor de cosméticos a se reposicionarem. Em um primeiro momento, será debatida a importância do cabelo para a construção da identidade feminina e como o processo de transição capilar tem um forte papel na luta política de resgate da identidade afro-brasileira e na autoestima das jovens que se submetiam ao padrão do cabelo liso. Será destacada a atuação das ativistas contra o alisamento e em prol da transição capilar nas redes digitais, disseminando informações sobre cabelos crespos e cacheados, a ponto da campanha se tornar um fenômeno nas plataformas digitais. Por fim, se discute o processo de reposicionamento de uma marca, utilizando como estudo de caso a Salon Line, retratando como a marca se apropriou da ideia de prosumers.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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