Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16607
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dc.contributor.advisorGomes, Ana Paula Quadros-
dc.contributor.authorGomes, Ana Carla do Nascimento-
dc.date.accessioned2022-03-29T23:57:34Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:25Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16607-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectSemânticapt_BR
dc.subjectMétodo de educaçãopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectMontessoript_BR
dc.titleProposta de ensino de semântica: Montessori como metodologia ativapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3854275482207788pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8774607834022020pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa apresentar sequências didáticas relacionadas ao ensino da quantidade nominal no português brasileiro, diante da perspectiva semântica. A proposta de apresentação tem como público-alvo alunos do ensino médio, fazendo uso de metodologias ativas, para a reflexão acerca da Língua Portuguesa, fazendo-se valer os princípios que norteiam a Metodologia Montessori. Maria Montessori foi uma médica italiana que dedicou seus estudos ao aprendizado humano; para tanto, a educadora e pedagoga vislumbrou o "Método Montessori de Aprendizagem", a partir da observação das crianças e da criação de materiais pedagógicos que "materializassem as abstrações" existentes no ensino. Dessa forma, a metodologia prioriza o protagonismo do aluno, que se torna mais ativo no seu processo de aprendizagem, o que gera uma mudança no comportamento do professor. Segundo este método de ensino, o professor é um guia, enquanto o aluno desenvolve autonomia e independência durante seu processo de aprendizagem.Para conferir protagonismo aos alunos, Montessori confeccionou, ainda, materiais específicos para cada conteúdo a ser ensinado; além disso, para a apresentação de alguns desses materiais às crianças, utilizou o modelo da "Lição de três tempos": no primeiro tempo, o "guia" (professor) apresenta o material, ou o conteúdo a ser ensinado; no segundo tempo, testa e incentiva os alunos a se exercitarem na manipulação do material; e, na terceira fase, avalia a recepção desse material pelos alunos e o aprendizado acerca do conteúdo apresentado. Neste trabalho, utilizaremos a lição de três tempos como elemento norteador da sequência didática para o ensino de quantidade nominal. O conteúdo relacionado à quantidade nominal está inserido nos programas das séries de ensino fundamental e médio; no entanto, o ensino tradicional toma como base a descrição dos compêndios gramaticais que assumem que os nomes com morfema _s significam “mais de um indivíduo” e que, na ausência de _ s, os nomes significam “exatamente um indivíduo”. Tal suposição não corresponde à realidade do português brasileiro, uma vez que tais compêndios deixam de abordar alguns fatores importantes: primeiro, pouca atenção se dá ao fato de que o morfema de plural não pode se combinar a alguns nomes (por exemplo *‘Tem muitas gentes na rua hoje’); em segundo lugar, tais obras de referência reduzem o plural a uma leitura de cardinalidade, não tratando outros significados possíveis, como por exemplo, a leitura de tipos (‘dois leites: o de vaca e o de cabra’), e a leitura de extensão (‘As areias do Saara’); além disso, desconsidera os nominais nus em sentenças genéricas e episódicas, que, apesar de não possuírem o morfema de plural, indicam mais de um indivíduo, como ‘homem’ no exemplo ‘Homem não chora’, ou ‘maçã’, em ‘Comprei maçã na feira’. A escola precisa trabalhar com essa riqueza semântica, ampliando o conhecimento do aluno sobre a gramática da própria língua e sua expressividade linguística, demonstrando que há diversos fatores a considerar, para além da presença ou não do morfema _s, quando falamos da formação do plural no português brasileiro. Utilizando o quadro teórico da semântica formal para demonstrar, exemplificar e analisar o contexto em que surgem os significados de pluralidade dos nomes, o presente trabalho pretende sugerir uma abordagem a ser executada pelo professor em sala de aula, no tratamento da semântica nominal, mostrando de que forma o Método Montessori pode contribuir para o ensino de Língua Portuguesa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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