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http://hdl.handle.net/11422/16608
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Soares, Sonia Branco | - |
dc.contributor.author | Silva, Lucas Rubio Mesquita da | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-30T00:22:26Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:25Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16608 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua russa | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Materiais didáticos de russo no Brasil: uma breve análise comparativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8954394985916530 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3623170407610457 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este singelo trabalho tem como objetivo central analisar materiais didáticos para o ensino de língua russa para brasileiros. São analisados aqui dois manuais de língua russa de diferentes filosofias e origens geográficas, levando-se em conta suas diferenças, semelhanças e implicações para falantes de português que desejam aprender o russo. A fonte maior de análise são os próprios manuais de língua russa objeto deste trabalho. Os elementos que foram postos frente a frente para serem comparados são: apresentação do conteúdo gramatical, peculiaridades do trato dos autores com o conteúdo, disponibilidade da exemplificação do conteúdo em construções textuais, exercícios de fixação e cronologia da introdução de temas gramaticais. Algumas outras características também serão mencionadas, embora não constituam o tema central de análise. A delimitação desses elementos desenha a busca pela compreensão de que método (ou quais métodos) cada material usa. O aporte teórico central para a definição dos métodos e abordagens de ensino de línguas que serão analisados no trabalho foi o de Vilson Leffa (1988). Dada a natureza deste tipo de tarefa comparativa, é importante dizer que, neste trabalho, foi utilizado frequentemente o recurso da descrição, necessário para contextualizar o ambiente que foi analisado, apoiando-se, é claro, na abordagem teórica e na crítica, evitando criar um resultado puramente descritivo.Deseja-se, com a realização deste breve estudo comparativo, contribuir de alguma forma para a discussão acerca do complexo processo que é o ensino de uma língua estrangeira,especialmente a língua russa, que está ligada a uma civilização infelizmente ainda distante e estigmatizada em nosso país. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Russo |
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