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dc.contributor.advisorSoares, Sonia Branco-
dc.contributor.authorSilva, Lucas Rubio Mesquita da-
dc.date.accessioned2022-03-30T00:22:26Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:25Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16608-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua russapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleMateriais didáticos de russo no Brasil: uma breve análise comparativapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8954394985916530pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3623170407610457pt_BR
dc.description.resumoEste singelo trabalho tem como objetivo central analisar materiais didáticos para o ensino de língua russa para brasileiros. São analisados aqui dois manuais de língua russa de diferentes filosofias e origens geográficas, levando-se em conta suas diferenças, semelhanças e implicações para falantes de português que desejam aprender o russo. A fonte maior de análise são os próprios manuais de língua russa objeto deste trabalho. Os elementos que foram postos frente a frente para serem comparados são: apresentação do conteúdo gramatical, peculiaridades do trato dos autores com o conteúdo, disponibilidade da exemplificação do conteúdo em construções textuais, exercícios de fixação e cronologia da introdução de temas gramaticais. Algumas outras características também serão mencionadas, embora não constituam o tema central de análise. A delimitação desses elementos desenha a busca pela compreensão de que método (ou quais métodos) cada material usa. O aporte teórico central para a definição dos métodos e abordagens de ensino de línguas que serão analisados no trabalho foi o de Vilson Leffa (1988). Dada a natureza deste tipo de tarefa comparativa, é importante dizer que, neste trabalho, foi utilizado frequentemente o recurso da descrição, necessário para contextualizar o ambiente que foi analisado, apoiando-se, é claro, na abordagem teórica e na crítica, evitando criar um resultado puramente descritivo.Deseja-se, com a realização deste breve estudo comparativo, contribuir de alguma forma para a discussão acerca do complexo processo que é o ensino de uma língua estrangeira,especialmente a língua russa, que está ligada a uma civilização infelizmente ainda distante e estigmatizada em nosso país.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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