Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16613
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Avaliação de impacto social e proposição de plano de ação: um estudo de caso no setor de petróleo e gás na região da Bacia de Campos
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Isabela Fernandes de
Advisor: Blanco, Bruno Baptista
Co-advisor: Barros, Matheus Ferreira de
Abstract: O presente trabalho consiste em um estudo de caso dos impactos socioambientais de uma empresa atuante no mercado de petróleo e gás. Este estudo foi realizado através da aplicação de uma ferramenta de avaliação de impacto social e da realização de entrevistas em uma empresa atuante na região da Bacia de Campos e situada na cidade de Macaé, combinadas a uma análise dos impactos críticos da indústria de petróleo e gás identificados na literatura. Fazendo uso dos resultados obtidos foi realizada uma avaliação qualitativa com o auxílio de mapas mentais, e através da relação construída entre essas avaliações foram identificadas ações para gerenciar os impactos da atuação da empresa na região. A partir das ações listadas foram selecionadas aquelas que seriam priorizadas e, para estas, foi desenhado um plano de ação. Foi discutido, ainda, o papel das políticas públicas no incentivo, viabilização e possível exigência de ações que garantam uma atuação responsável sob as óticas social, econômica e ambiental por parte da organização. Através da utilização dessas ferramentas esse estudo pode ser replicado para outras empresas, e seus resultados podem ser usados no processo de tomada de decisão para a orientação de políticas públicas.
Keywords: Bacia de Campos (RJ)
Indústria de petróleo e gás natural
Aspectos sociais
Avaliação de impacto
Responsabilidade social
Oil and Gas
Social impact
Impact evaluation
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Production unit: Instituto Politécnico
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVEIRA, Isabela Fernandes de. Avaliação de impacto social e proposição de plano de ação: um estudo de caso no setor de petróleo e gás na região da bacia de campos. 2020. 130 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2020.
Appears in Collections:Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IFOliveira.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.